Novas espécies de rãs são descobertas na Rebio Augusto Ruschi

Wikiparques - http://www.wikiparques.org/ - 23/08/2016
A revista científica PLOS ONE publicou a descoberta de novas espécies de rãs na Reserva Biológica Augusto Ruschi (ES). No artigo desenvolvido por Rodrigo Ferreira, da Universidade Vila Velha, e Karen Beard e Martha Crump, da Universidade de Utah, cinco espécies ao todo foram identificadas: três estão em processo de descrição e duas já estão descritas, Adelophryne glandulata e Dendropsophus bromeliaceus.

Rodrigo explica que a região do município de Santa Teresa tem o maior número de espécies de anfíbios da Mata Atlântica e possivelmente do mundo. "Dessa forma, essas cinco novas descobertas enriquecem o prestígio da região como detentora de imensa biodiversidade", diz. Suas pesquisas evidenciam que a maior parte das populações dessas espécies novas e de outras ocorrem em áreas no entorno da unidade de conservação (UC). "Por esse motivo, é interessante que órgãos municipais, estaduais e federais fortaleçam a educação formal e informal dos moradores da região para focarem em assuntos sobre proteção da biodiversidade", conclui.

A pesquisa é parte do Projeto Bromeligenous, que estuda a ecologia da associação entre anfíbios e bromélias. A iniciativa visa desenvolver pesquisas com anfíbios e popularizar a ciência na região do município de Santa Teresa. Até julho de 2018, biólogos vão monitorar populações de anfíbios de bromélias e, além disso, pretendem envolver a comunidade da região em diversas atividades de educação ambiental, como exposições fotográficas nas escolas municipais, entrevistas e distribuição de material educativo sobre a relação anfíbio e bromélia.



http://www.wikiparques.org/novas-especies-de-ras-sao-descobertas-na-rebio-augusto-ruschi/
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Augusto Ruschi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.