Reserva de Cururupu renova conselho gestor

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/09/2016
Escolha dos novos conselheiros para os próximos dois anos foi feita durante reuniões nas várias comunidades da UC maranhense. Iniciativa dá mais ânimo à administração da unidade


A Reserva Extrativista (Resex) de Cururupu, no Maranhão, acaba de fazer a segunda renovação do Conselho Deliberativo. Na ocasião, foram visitadas as comunidades de Peru, São Lucas, Guajerutiua, Valha-me Deus, Porto Alegre, Lençóis, Bate-Vento, Retiro, Beiradão, Urumaru, Mirinzal e Iguará, com a participação de mais de 250 comunitários ao longo do processo.

Durante as reuniões, foram eleitos titular e suplente de cada comunidade e esclarecidas dúvidas quanto ao Programa Bolsa Verde e o Seguro de Pesca. Os antigos conselheiros foram homenageados com a entrega de certificado.

Criado em 2011, pela portaria no 35, o conselho da Reserva Extrativista de Cururupu fez sua primeira renovação no ano de 2013. Desde sua criação, houve um importante avanço na gestão participativa da Unidade.

Com a criação do conselho foi possível estabelecer o perfil da família beneficiária, a construção coletiva do plano de manejo, que já foi aprovado e aguarda publicação no Diário Oficial da União, e o cadastro de famílias no Programa Bolsa Verde. Para esse programa foi definido que as famílias que participassem ativamente do mutirão de limpeza periódica em sua comunidade receberia o benefício.

"Essa condicionante para receber o Bolsa Verde foi discutida e definida em conjunto com as comunidades em uma reunião do Conselho, e vem trazendo enormes benefícios dentre os quais a organização e higiene local nas ilhas com a correta destinação final do lixo, a proteção ao meio ambiente e a união entre os comunitários. Sem esses atores, não seria possível desenvolver a gestão participativa na unidade de forma eficiente", frisou a analista ambiental Laura Reis, da Resex Cururupu.

Outro importante instrumento produzido foi o Acordo de Gestão, que traz regras de convivência estabelecidas pelos próprios moradores em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela administração da unidade.

Nesse contexto, o chefe da UC, Eduardo de Borba, ressalta que "o Acordo de Gestão é um exemplo de gestão compartilhada aplicada às unidades de conservação, já que as regras elaboradas/aprovadas pelos conselheiros estão sendo colocadas em prática pelo órgão gestor".

Borba disse ainda que a renovação dos conselheiros para os próximos dois anos gera diversos benefícios à UC, pois traz nova motivação para o desenvolvimento das reuniões e um maior envolvimento dos novos conselheiros. "Um dos desafios da gestão da Resex é proporcionar o protagonismo dos conselheiros comunitários sem os fragilizar frente às cobranças da comunidade e aos conflitos existentes", concluiu o gestor.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8324-reserva-extrativista-de-cururupu-renova-conselho-gestor
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cururupu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.