Incêndio de grandes proporções atinge Floresta Nacional de Palmares

G1 - http://g1.globo.com/ - 15/10/2016
Bombeiros, Exército, PM e Defesa Civil tentam conter as chamas no local.
Governo do PI informou que existem 13 focos de incêndios grandes na área.


Homens do Corpo de Bombeiros e do Exército combatem um incêndio de grandes proporções que atingiu a Floresta Nacional de Palmares, localizada entre os municípios de Teresina e Altos, na BR-343. Segundo o major Rivelino de Moura, dos bombeiros, as chamas começaram nessa sexta-feira (14) afetam grande área da mata nativa da reserva.

"Nós estamos fazendo um combate ao incêndio na parte de trás da reserva onde o fogo se alastrou muito durante a noite e nós estamos tentando com as nossas equipes fazer a contenção desse fogo", contou.

O oficial disse ainda que um helicóptero da Polícia Militar do Ceará que está atuando no combate a este incêndio, jogando água nos focos de queimada maiores para que as equipes terrestres possam entrar e fazer o combate direto ao fogo. Além do Corpo de bombeiros, Exército, Secretaria Estadual de Defesa Civil e a Polícia Militar estão envolvidos na tentativa de controle ao incêndio em Palmares.

O governo do estado do Piauí informou que a Floresta Nacional de Palmares está com 16 focos de incêndio grandes, sendo que três foram extintos e existem ainda outros focos menores. A administração afirmou ainda que o Corpo de Bombeiros está com todo o seu efetivo destacado para as ações de enfrentamento aos focos das chamas. São cerca de 60 profissionais da corporação em diligências em zonas rurais e urbanas de Teresina, União e Altos.

A aeronave da Polícia Militar do Piauí também está sendo utilizada para auxiliar os trabalhos de combate ao fogo. A aeronave sobrevoa a área e mostra os pontos específicos para que a água seja despejada.

Nos últimos três dias, o Corpo de Bombeiros registou mais de 60 ocorrências apenas em Teresina e arredores. A instituição reforçou a equipe que realiza o combate às chamas, com 10 homens, somando 25 bombeiros em cada ação. O governador Wellington Dias liberou recursos para a compra do horário de folga dos bombeiros e solicitou o reforço do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, das brigadas voluntárias e da Polícia Militar.


Incêndios deixaram 110 mil sem energia

Em virtude das constantes queimadas no Piauí, outra ameaça surge: o risco de curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia elétrica. De acordo com Eletrobras, este ano já foram mais de 112 mil consumidores afetados com a falta de energia por conta dos incêndios. A média de tempo sem energia já é maior do que o ano passado. Em 2015, esse tempo foi de 45 minutos e atingiu 75 mil consumidores. Até setembro deste ano, a média já era de 72 minutos às escuras.

Confome a distribuidora, de terça (11) a quarta-feira (12), os consumidores do município de Palmeirais ficaram sem energia por duas horas devido a um incêndio no povoado Matinha. Houve também queima de transformador de distribuição em José de Freitas.


Orientação para a população

Por conta da onda de incêndios, a PRF e o Corpo de Bombeiros fazem alerta de como proceder em casos de queimadas e evitar algumas condutas. De acordo com o major José Veloso, dos bombeiros, a recomendação principal é para que a população evite atear fogo em qualquer local. As altas temperaturas registradas no últimos meses, além da umidade relativa do ar abaixo de 20%, contribuem para a rápida propagação do fogo.

"Até que a situação se estabilize, pelo menos por 10 dias não coloquem fogo em nada. Quer seja no jardim para a limpeza de folhas secas, quer seja na fossa, por conta exatamente desses perigos do fogo se alastrar e a gente não ter como atender a todos os casos.A orientação é não queimar absolutamente nada", alertou.

Outra orientação é para pessoas que moram próximo a terrenos com vegetação alta e seca. De acordo com o major, o ideal é que seja feita uma limpeza periódicas nessas áreas, que são regiões com mais potencial de focos de queimadas. No caso de incêndio, a recomendação é retirar da residência o que der, mas sem colocar em risco a integridade física e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.


Meio Ambiente cobra ações

O promotor do meio ambiente de Teresina Sávio Carvalho disse na quinta-feira (13) que falta planejamento por porte dos órgãos públicos para evitar e enfrentar os incêndios que assolam Teresina e todo o Piauí. "Falta planejamento para evitar o que está acontecendo, já que todos os anos esses focos aparecem na mesma época. Então, ninguém foi pego de surpresa, essa é uma situação previsível e que tem que ser enfrentada", falou.

Confira a galeria de fotos das queimadas em Teresina e no Pauí.

Nos últimos dias, a capital do Piauí vem enfrentando uma onda de incêndios que tem coberto a cidade com fumaça. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Teresina é a cidade do estado que mais teve focos de incêndio no mês de outubro, com 70 queimadas.


Bombeiros gere caos

A Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí (Abmepi) denunciou a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros e diz que a corporação vem "administrando o caos". A entidade cobra investimentos urgentes na reorganização e reestruturação da organização.

Para o presidente da Abmepi, capitão Anderson Pereira, há uma inércia no comando do órgão, necessitando de ampliação do quadro de profissionais e aquisição de novos equipamentos. As denúncias sobre a falta de estrutura são recorrentes.

São apenas quatro companhias do Corpo de Bombeiros em todo o Piauí localizados em Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. Para atender os 224 municípios, existem 314 bombeiros, sendo que metade atua somente na capital. Conforme a legislação, no Piauí seriam necessários 17 companhias para atender toda a população do estado.


Famílias desabrigadas

Parte da zona rural de União, cidade ao Norte do Piauí, foi devastada pelo fogo e pelo menos cinco famílias ficaram desabrigadas após um incêndio de grandes proporções atingir sete comunidades. As chamas começaram ainda na terça-feira (11) e até a manhã desta quinta-feira (13), pequenos focos ainda persistiam. No total, são 40 pessoas desabrigadas.

De acordo com o secretário municipal de administração Bruno Marinho, que também integra a equipe de Defesa Civil, foi feita uma verdadeira força-tarefa para poder debelar o fogo na região. Segundo ele, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas apenas uma viatura foi enviada e não conseguiu controlar as chamas.



http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2016/10/incendio-de-grandes-proporcoes-atinge-floresta-nacional-de-palmares.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Palmares
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.