ONGs pedem nova audiência sobre uso de Flona por mineradora

amazonia.org.br - 23/04/2002
Diversas entidades de Oriximiná (PA) se reuniram para pedir nova audiência pública para discussão da extração de bauxita no Platô Almeidas, na Floresta Nacional do Saracá-Taquera, pela Mineração Rio do Norte.
A questão já foi discutida no final de março, numa audiência pública organizada às pressas - a comunidade foi informada da reunião apenas três dias antes de sua realização. Já ao final do encontro, as entidades pediam pela realização de nova audiência, uma vez que a urgência com que foi realizada a primeira não permitiu espaço para uma reflexão mais articulada. O prefeito e vereadores de Oriximiná preferiram não se manifestar durante a reunião.
Segundo Rui Pimenta, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Oriximiná, após a audiência, a Rio do Norte passou a contatar as comunidades e associações interessadas individualmente. Apesar das propostas compensatórias - como a perfuração de poços artesianos e a oferta de cerca de 20 vagas de trabalho para a comunidade mais diretamente afetada -, a população se mostrou bastante preocupada com o futuro ambiental da região.
De acordo com Pimenta, ainda que se façam propostas de compensações financeiras, a população quer evitar a repetição, no lago do Sapucuá, do ocorrido no Lago do Batata, onde o depósito dos rejeitos da lavra mineral acabou por degradar a área, impossibilitando a pesca na região.
Outra questão que preocupa as comunidades é a derrubada de cerca de 17% do castanhal existente na área - localizado justamente no platô Almeida, em cujo subsolo se encontra a bauxita que a MRN quer explorar. O castanhal, centenário, faz parte da subsistência das comunidades da região que realizam a coleta de castanhas durante três meses ao ano.
Pimenta denuncia que, embora o EIA/Rima do projeto afirme que as castanheiras do platô Almeida seriam previamente identificadas e plaqueadas para pagamento de taxa ao Ibama, a Rio do Norte já iniciou a abertura de estradas na mata e a divisão da área em eixos sem realizar a contagem das árvores.
(-Amazônia.org.br- São Paulo-SP-23/04/02)
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saracá-Taquera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.