Serra das Mesas prepara plano de manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 01/08/2017
Gestores do ICMBio promovem oficina para definir as estratégias de confecção do documento, fundamental para a gestão do parque nacional no Maranhão



Sob o comando da Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo (Coman), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM), no Maranhão, realizou a oficina de organização de planejamento para a confecção de seu plano de manejo.

A oficina ocorreu na Coordenação Regional 5 (CR 5) do ICMBio, em Parnaíba (PI), e contou com a participação de vários funcionários, como o chefe do parque, Deijacy Silva Rego, a analista ambiental Lourdes Ferreira, da Coman, o analista ambiental Paulo Adriano Dias, da CR 5, a analista ambiental Luciana Machado, da Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba, e o analista ambiental Daniel Castro, chefe da APA do Delta do Parnaíba.

Esse será o primeiro plano de manejo a ser desenvolvido em parceria entre a Coman e CR, na metodologia atual. A ideia é capacitar os analistas para que eles conduzam a elaboração dos planos das unidades de conservação (UCs) ligadas à CR, que abrange os estados do Ceará, do Maranhão, do Piauí e do Tocantins.

Durante a oficina, a analista ambiental da Comam fez a apresentação da metodologia atual de elaboração de planos de manejo para UCs federais, da qual outros funcionários da CR participaram. "Foi um dia enriquecedor de conhecimento e debate sobre a metodologia, que está em plena internalização no ICMBio e ainda apresenta muitos desafios que poderão ser vencidos, a partir da atuação conjunta dos funcionários", disse Lourdes Ferreira.

Como vem sendo divulgado pela Coman, a metodologia atual caracteriza-se pela descentralização dos planejamentos específicos, identificados como prioritários na oficina de plano de manejo. Um dos pontos forte da metodologia é que ela apresenta abordagem mais simples, ágil e proporciona maior envolvimento das outras coordenações do ICMBio no planejamento das UCs.

Os trabalhos relativos ao plano de manejo do Parque Nacional da Chapada das Mesas contaram, ainda, com um rápido reconhecimento de campo, pela analista ambiental da Coman, e de outra apresentação que ela fez na cidade de Carolina (MA), onde fica a sede da UC.

A apresentação contou com um público de representantes de grupos sociais variados, especialmente do trade turístico de Carolina e do entorno do parque. O evento teve ainda a presença de quase 80 pessoas, incluindo, ainda, brigadistas da unidade de conservação, Ministério Público Federal (de Balsas/PI), autoridades locais e interessados em geral.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9060-serra-das-mesas-prepara-plano-de-manejo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.