Incêndio no Parque Serra de Ricardo Franco (MT) é extinto após 8 dias

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/08/2017
Chuva na região ajudou a acabar com as chamas que ainda atingiam o parque. Fogo começou no dia 4 de agosto e destruiu 7 mil hectares da área.



O incêndio que começou há oito dias no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado em uma região de difícil acesso do município Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, foi totalmente extinto nesta sexta-feira (11). O fogo começou no dia 4 de agosto e destruiu 7 mil hectares, de um total de 158 mil hectares da unidade de conservação.

De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, o incêndio foi controlado na quinta-feira (10) e finalmente extinto no dia posterior. Uma chuva houve na região ajudou a acabar por completo as chamas que ainda persistiam no parque.

Segundo o BEA, foram usados um avião com capacidade de 3,1 mil litros de água, quatro viaturas caminhonetes, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e 18 bombeiros no combate ao fogo, que chegou a 20 km de extensão. Mais de 40 mil litros de água foram lançados no local.

Ainda não há informações sobre as causas do incêndio, mas o BEA conta com duas equipes de perícia florestal compostas por profissionais dos bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que se deslocarão nos próximos dias para fazer a análise da área queimada.

Período proibitivo

O período proibitivo para as queimadas iniciou no dia 15 de julho e segue até o dia 30 de setembro, podendo ser prorrogado. Nesta época, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil a R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare.

Nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/incendio-no-parque-serra-de-ricardo-franco-mt-e-extinto-apos-8-dias.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Ricardo Franco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.