Incêndio volta a atingir o entorno do Parque Estadual do Rola-Moça

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 12/09/2017
Pelo segundo dia consecutivo, o Corpo de Bombeiros volta a combater um incêndio nas proximidades do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Desta vez, o foco está próximo ao Bairro Solar do Barreiro, em Belo Horizonte. Uma viatura já está no local, e outras duas devem chegar para o reforço. Ainda não há informações sobre as causas da queimada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas estão em uma área limítrofe com a unidade de conservação. O fogo alto está embaixo de linhas de transmissões da Cemig. Aproximadamente 30 homens, entre militares e brigadistas, fazem o combate.

Nessa segunda-feira, um outro foco foi combatido. A ação rápida dos militares do Pelotão de Combate a Incêndio Florestal (PCIF) evitou uma propagação maior. Informações colhidas pelos militares dão conta de que, novamente, as chamas tiveram início de forma criminosa. A estimativa é que 5,8 mil metros quadrados de vegetação foram queimados. Ninguém foi preso.

De acordo com o soldado Douglas Cussat, que atua no batalhão do Corpo de Bombeiros dentro da unidade de conservação, o fogo atingiu uma área de manancial, próxima à Cachoeira Álvaro Antônio.

O parque ainda não conseguiu se recuperar de um incêndio e já sofre outro. Na última semana, uma grande queimada destruiu a vegetação da área verde. Além dos danos ambientais, também houve perdas para os cofres públicos. O governo de Minas gastou, em apenas três dias, mais de meio milhão de reais no combate. Trata-se de uma estimativa conservadora, que considera apenas gastos com quatro aviões, um helicóptero e alimentação de combatentes, não computando despesas como a mobilização de bombeiros, brigadistas e de caminhões e viaturas a serviço da corporação.



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/09/12/interna_gerais,899938/incendio-volta-a-atingir-o-entorno-do-parque-estadual-do-rola-moca.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Rola Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.