Três pontos turísticos são fechados em Chapada

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/ - 12/09/2017
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (65 quilômetros de Cuiabá), confirmou ontem o fechamento de três pontos turísticos da região. Não é possível fazer a visitação no Circuito de Cachoeiras, Morro São Jerônimo e Travessia da Casa do Morro. A medida foi tomada como precaução devido ao incêndio florestal que atinge o Parque desde o último dia 07. Mais de mil hectares foram atingidos pelas chamas.

O objetivo é dar segurança aos visitantes. O ICMBio confirmou que seguem abertos para o público Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, Vale do Rio Claro e Cidade de Pedras.

Segundo o balanço da administração do Parque, no domingo, por volta das 11 horas da manhã, o fogo alcançou o Morro São Jerônimo, atingindo toda a área do atrativo turístico. "As chamas serpenteiam entre a morraria e o planalto. Novas linhas de combate foram traçadas, mas o tempo seco e as altas temperaturas dificultam o combate. Dois aviões AirTractor do ICMBio tem auxiliado o combate, lançando cargas de água nos pontos mais complexos", afirma ICMBio.

Na manhã de ontem foi feito um novo sobrevoo, mas a aeronave precisou retornar à base devido à baixa visibilidade causada pela densa fumaça. "Avaliação preliminar indica que a área atingida até o momento alcança aproximadamente 1.300 hectares do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães", confirma balanço.

Estão mobilizados para o combate ao incêndio 41 servidores do Parque e do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Além de servidores da Coordenação de Incêndios Florestais do ICMBio e brigadistas da Estação Ecológica Serra das Araras.

Histórico de incêndios - Um incêndio florestal detectado na Área de Proteção Ambiental de Chapada dos Guimarães no dia 22 de agosto e adentrou o parque nacional em 27. A brigada do ICMBio e o Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar (BEA-CBM/MT) trabalharam juntas e conseguiram extinguir o incêndio em 01/09/2017. 100% da área atingida pelo incêndio estava localizada no município de Cuiabá. Ao todo, foram queimados 6.250 hectares, sendo 4.510 hectares na Área de Proteção Ambiental Estadual da Chapada dos Guimarães, 1.310 hectares fora de unidades de conservação, 225 hectares no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e 205 hectares na Área de Proteção Ambiental Aricá-Açu.

O PARQUE - O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes.



http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=507612
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.