Equipes atuam em rescaldo de incêndios nas Unidades de Conservação

Sistema Ambiental Paulista - http://www.ambiente.sp.gov.br/ - 23/09/2017
A situação dos incêndios nos Parques Estaduais Itaberaba e Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia, além da Estação Ecológica Bananal está mais controlada na manhã deste sábado, 23. Apesar disso, o estado de alerta continua. Por conta das condições climáticas, este quadro pode se alterar a qualquer momento, com o aumento da temperatura e diminuição da umidade relativa do ar.

No PESM - Sta Virgínia, três pequenos focos na região do Catuçaba, em Zona de Amortecimento, são combatidos agora pela equipe da Unidade de Conservação, em conjunto com a Polícia Ambiental, Fibria, Defesa Civil e voluntários da região.

Na EE Bananal, também em Zona de Amortecimento, funcionários e voluntários continuam fazendo aceiros para prevenir o avanço do fogo. Corpo de Bombeiros e outras equipes auxiliam no rescaldo da operação, combatendo pequenos focos, troncos e matéria orgânica em brasa.

No PE Itaberaba, o fogo está controlado. A equipe do Parque Estadual Jaraguá se uniu aos brigadistas da Unidade para fazer o rescaldo da operação. A área mais afetada foi uma propriedade particular com eucaliptais no interior da UC.

O helicóptero Águia da Polícia Militar sobrevoa as áreas, fazendo o monitoramento aéreo e ajudando no rescaldo. Ainda não há estimativa para o tamanho das áreas atingidas, uma vez que a prioridade é cessar totalmente os focos.

NÃO RISQUE O FÓSFORO!

O Estado de São Paulo passa por um rigoroso período de estiagem e não há previsão de chuvas para os próximos dias. O calor favorece a ocorrência de incêndios. É preciso que a população colabore, evitando queimadas em zonas rurais, não soltem balões, não joguem bitucas de cigarro nas estradas. Qualquer pequeno foco pode se transformar em uma grande tragédia, ameaçando a vida silvestre e atingindo também as cidades.

Seja um voluntário

Além da prevenção, munícipes podem contribuir no combate aos incêndios. Para ser um brigadista, é preciso que passar por um treinamento junto à Unidade de Conservação. "Qualquer apoio nesses momentos é muito importante, seja ligando imediatamente para os órgãos responsáveis quando avistar um início de incêndio ou até mesmo levando água ou comida aos combatentes que estiverem em campo", explica a gerente.

Denúncias

Ligue 190 ou baixe o aplicativo "Denúncia Ambiente", disponível para smartphones gratuitamente.



http://www.ambiente.sp.gov.br/2017/09/23/equipes-atuam-em-rescaldo-de-incendios-nas-unidades-de-conservacao/
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Bananal
  • UC Itaberaba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.