Atividades conscientizam visitantes sobre conservação do Parque Estadual do Ibitipoca em MG

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/10/2017
Ações serão realizadas até sábado (14). Confira a programação.



Quem for visitar o Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte, até o próximo sábado (14), poderá participar de atividades de conservação e preservação do meio ambiente. De acordo com a assessoria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), as crianças são o público-alvo, mas todos os visitantes podem participar.

"Todos os anos o parque realiza atividades diversificadas na Semana da Criança, pois é um momento de trabalhar a educação ambiental de uma forma mais lúdica. [O objetivo é] sensibilizar adultos e crianças, principalmente, sobre a conservação da água, mas também sobre o descarte correto de resíduos e outras informações", explicou o IEF ao G1.

Os eventos são gratuitos e os visitantes poderão se inscrever no Centro de Visitantes. Somente será cobrada a entrada no Parque, que custa R$ 20 por pessoa, sendo que estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada e menores de cinco anos não pagam.

Ação especial

Nesta sexta-feira (13), é o Dia Internacional de Proteção às Águas e Limpeza de Rios e Montanhas. "É um dia dedicado a conscientizar o público que visita o parque para trazer o lixo de volta dos passeios. São distribuídas sacolas. No final do dia, o lixo recolhido é todo separado", explicou a assessoria do IEF. Os dados coletados são enviados à coordenação do "International Coastal Cleanup", para fazer parte as estatísticas do evento.

Nesta sexta, entre 13h30 e 16h30, haverá atividades lúdicas no Platô, com gincana e apresentação dos bichos do parque. Às 15h haverá um café com a melhor idade no Nossa Casa na Serra. Já às 17h, será feita a separação e pesagem do lixo coletado na ação desta sexta. A programação terminará às 19h30, no anfiteatro, com apresentação de causos.

No sábado (14), as atividades lúdicas no platô estão mantidas também entre 13h30 e 16h30. Às 16h30, no centro de visitantes, haverá a mobilização para o passeio do pôr do sol. Às 19h30, prosas e causos no anfiteatro encerram a programação.

Patrimônio natural

A reserva ambiental ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. Com uma área de 1.488 hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.

A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são alguns dos atrativos do Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.

A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção. Diversas espécies da flora são encontradas na unidade de conservação. Um traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito visual. Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do parque.

De acordo com o IEF, entre janeiro e julho deste ano, o parque recebeu 72.326 visitantes. É a unidade de conservação mais visitada de Minas Gerais, com turistas nacionais e estrangeiros. Em 2016, recebeu 89.063 visitantes, com média de mais de 7.421 visitantes por mês.



https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/atividades-conscientizam-visitantes-sobre-conservacao-do-parque-estadual-do-ibitipoca-em-mg.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibitipoca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.