Duas pessoas são presas com ouro em garimpo clandestino dentro de parque em MT

G1 - http://g1.globo.com/ - 26/10/2017
Foram apreendidas armas, pepitas de ouro e ferramentas usadas na extração. Situação foi descoberta após denúncia da Sema.



Duas pessoas foram presas trabalhando em um garimpo clandestino no Parque Estadual Igarapés do Juruena, em Juruena, a 893 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, as prisões ocorreram na terça-feira (24) e foram divulgadas nessa quarta-feira (25). Foram apreendidas armas, pepitas de ouro e ferramentas usadas na extração.

Segundo a Polícia Civil, a situação foi descoberta após uma denúncia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) sobre um garimpo dentro do do Parque Estadual Igarapés do Juruena. As equipes policiais iniciaram as investigações e, ao andarem 12 km da entrada de uma fazenda, que faz divisa com o parque, encontraram oito pessoas trabalhando na extração de ouro.

No momento da chegada das equipes foram encontrados um trator tipo escavadeira e dois motores em pleno funcionamento. Ainda no local, foram apreendidos uma pistola 380 e 33 munições do mesmo calibre, que estavam escondidos debaixo de um colchão e uma espingarda calibre 36, além de porções de ouro, dinheiro e ferramentas utilizadas na extração de minérios.

Durante os trabalhos, um dos suspeitos se apresentou como dono do garimpo e outro disse ser proprietário do trator que estava em funcionamento do local. Ele disse que a máquina estava no garimpo há aproximadamente 20 dias, emprestada para o dono do garimpo fazer escavação no local.

Diante da situação, os dois suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Colniza. Eles vão responder por crime ambiental, exploração de produtos florestais sem licença e posse ilegal de arma de fogo e munições.



https://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/duas-pessoas-sao-presas-com-ouro-em-garimpo-clandestino-dentro-de-parque-em-mt.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Igarapés do Juruena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.