Fiscalização aquática flagra pescadores em atividade ilegal no Parque Estadual do Aguapeí

G1 - http://g1.globo.com/ - 15/02/2018
Fiscalização aquática flagra pescadores em atividade ilegal no Parque Estadual do Aguapeí
Dupla arremessou no rio, em Paulicéia, um espinhel com 14 anzóis para pesca. Cada um dos envolvidos recebeu uma multa no valor de R$ 1,4 mil.

G1 Presidente Prudente


A Polícia Militar Ambiental flagrou dois pescadores em atividade ilegal na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do Parque Estadual do Aguapeí, em Paulicéia, nesta quarta-feira (14), durante a Operação Piracema.

Em patrulhamento aquático pelo Rio Aguapeí, a fiscalização deparou-se com a embarcação na qual estavam os dois pescadores. Ao perceberem a presença da equipe, eles tentaram desvencilhar-se de um saco branco e o arremessaram no rio. No entanto, a corporação conseguiu efetuar a abordagem e recolher o saco, que continha um espinhel com 14 anzóis para pesca.

Como ainda está em andamento a piracema, destinada à proteção da reprodução natural dos peixes, é proibida a pesca no local e o petrecho encontrado não tem permissão de uso neste período, de acordo com a Instrução Normativa 25/2009, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram elaborados autos de infração ambiental contra os envolvidos e cada um recebeu uma multa de R$ 1,4 mil. Em razão do período da piracema, o valor da multa já está majorado ao dobro.

A ocorrência será apresentada via ofício à Polícia Civil, em Paulicéia, por incorrer, em tese, no crime ambiental previsto no artigo 34 da lei federal 9.605/98.
A embarcação e o motor de popa ficaram depositados com um dos pescadores autuados, enquanto o espinhel ficou apreendido com a Polícia Militar Ambiental no aguardo de uma destinação legal.



https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/fiscalizacao-aquatica-flagra-pescadores-em-atividade-ilegal-no-parque-estadual-do-aguapei.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Aguapeí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.