Jacaré é resgatado na Serra do Cipó e passa por atendimento odontológico

Brasil em Folhas - https://brasilemfolhas.com.br/ - 24/02/2018
Jacaré é resgatado na Serra do Cipó e passa por atendimento odontológico

Brasil em Folhas com Agência de Notícias


Um jacaré de papo amarelo chamou a atenção na noite desta sexta-feira (23) ao fazer uma "visita surpresa" na região das pousadas da Serra do Cipó. Antes de ser resgatado pelos bombeiros militares, por volta das 22h, o bicho atraiu olhares de vários curiosos na Rua Palmas e chegou a ser atacado por algumas pessoas com pedras e paus. Ele precisou de atendimento odontológico depois de morder uma tela de arame que protegia o local.

O dono da Pousada Renascer, Orlando Apolinário dos Santos, conta que o jacaré apareceu em frente ao seu estabelecimento depois de subir pelo rio. Até que os bombeiros chegassem, juntou muita gente e houve quem tentasse pegá-lo por conta própria. "Ele ficou nervoso e tentou morder porque jogaram pedras nele. Depois ficamos vigiando até os bombeiros chegarem", conta.

Os bombeiros contam que o jacaré de aproximadamente um metro e meio foi encontrado acuado, mas não estava ferido, apesar de ter sido hostilizado. A mandíbula e as patas do animal foram imobilizadas pelos agentes e, durante a captura, ele mordeu uma das telas de cercamento. Foi preciso usar um alicate para retirar o arame.

Com apoio de um ambientalista do Parque Nacional da Serra do Cipó, os bombeiros devolveram o jacaré à lagoa.

Segundo os bombeiros, os populares agiram da forma contrária ao procedimento correto nesses casos. Quem encontrar um animal desses deve ligar para os bombeiros (193) e chamar ajuda para o resgate.

O jacaré de papo amarelo é comum região e, segundo o Corpo de Bombeiros, provavelmente ele subiu para a região das pousadas porque suas presas naturais estão desaparecendo por causa da ação do homem.



https://brasilemfolhas.com.br/2016/?id=53074
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.