Quatro homens são presos por extração ilegal de minério no Parque Nacional das Sempre-Vivas

G1 - http://g1.globo.com/ - 16/03/2018
Quatro homens são presos por extração ilegal de minério no Parque Nacional das Sempre-Vivas
Prisão foi em Olhos D'água durante uma operação; polícia apreendeu sete quilos de cristal quartzo, materiais explosivos e várias ferramentas.

Por G1 Grande Minas
16/03/2018 10h24 Atualizado 16/03/2018 10h24


Quatro homens, entre 23 e 57 anos, foram presos em flagrante durante uma operação de combate a extração clandestina de minério de quartzo, nessa quinta-feira (15), no Parque Nacional das Sempre Vivas, em Olhos D'água. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos estavam dentro da Unidade de Conservação em um garimpo ilegal. Dois veículos foram autuados e removidos ao pátio credenciado por serem utilizados como transporte do minério.

A operação foi realizada pelas Polícias de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, Policiamento Especializado e técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No local, foram encontrados sete quilos de cristal quartzo já extraídos, geradores de energia, marteletes, galão com combustível e ferramentas em geral, além de materiais explosivos, como bananas de dinamite e cordel detonante. Em fevereiro deste ano, a Polícia Militar também apreendeu armas de fogo e bananas de dinamite dentro do parque. Na época, ninguém foi preso e o material estava em um barraco de lona, encontrado às margens do curso d'água Ribeirão.

Polícia apreende armas e dinamite em acampamento de garimpeiros no Parque Nacional das Sempre-Vivas

Os quatro homens foram levados para a delegacia de Bocaiuva e os materiais apreendidos foram entregues ao órgão ambiental responsável pela fiscalização do parque. A Polícia Civil dará continuidade as investigações.



https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/quatro-homens-sao-presos-por-extracao-ilegal-de-minerio-no-parque-nacional-das-sempre-vivas.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sempre-Vivas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.