Parna dos Campos Gerais busca formar conselho consultivo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/04/2018
Parna dos Campos Gerais busca formar conselho consultivo
Unidade está com edital aberto de chamamento público de participação até 5 de maio.

ICMBio
Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 15h32


O Parque Nacional dos Campos Gerais, criada em 2006 para proteger a floresta com araucária e os campos nativos, no Paraná, está com edital aberto de chamamento até 5 de maio para Manifestação de Interesse em Participar do Conselho Consultivo da unidade de conservação. Desde 2017, além de ações de regularização fundiária, ordenamento do turismo, educação ambiental, fiscalização, entre outras, a unidade vem priorizando a formação de seu conselho consultivo.

O conselho tem como papel principal promover a participação social na gestão da unidade de conservação, sendo um espaço de negociação, discussão, construção coletiva e formação de parcerias que auxiliam na tomada de decisões por parte da chefia e equipe da unidade e no cumprimento de seus objetivos de criação.

"O processo de criação do conselho consultivo é o passo mais importante a ser dado para a gestão democrática de uma unidade de conservação. A oportunidade de participar deste processo, além de gratificante, garante a gestão participativa prevista na Legislação Brasileira, com a oportunidade de contribuir para a preservação da Biodiversidade e do Patrimônio Natural da nossa região", diz Valter Silvio Martins Filho, proprietário de Chácara na região do Rio São Jorge.

Todo processo de formação do conselho vem sendo desenvolvido por um Grupo de Trabalho coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e composto pelas Prefeituras dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Sanepar, em parceria com a APREMAVI (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).

"Fazer parte do Grupo de Trabalho nos trouxe um melhor entendimento sobre a região onde está localizado o Parque Nacional. A atuação dos vários agentes envolvidos neste processo, todos buscando um mesmo objetivo nos traz a certeza que bons resultados acontecerão", justifica Henrique Salgado, superintendente de Meio Ambiente de Castro.

Com o intuito de garantir uma ampla publicidade ao processo, o ICMBio, com apoio do Grupo de Trabalho e da Apremavi, realizou mais de 50 reuniões setoriais e individuais. Comunidades, sindicatos, universidades, organizações não governamentais, instituições públicas, proprietários rurais, por exemplo, foram convidados para
participar do processo e mais de 200 pessoas compareceram às reuniões.

Acesse o edital



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9556-parna-dos-campos-gerais-busca-formar-conselho-consultivo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Campos Gerais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.