Flona de Silvânia inaugura nova estrutura de visitação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/04/2018
Flona de Silvânia inaugura nova estrutura de visitação
Foram incluídos 13,5 km de trilhas no Sistema Brasileiro de Trilhas. Ao todo já são mais de 1.173 km à disposição da população.

ICMBio - Por Bruno Bimbato
Publicado: Segunda, 30 de Abril de 2018, 17h38


Mais de 300 pessoas, entre ciclistas e amantes do ciclismo, se reuniram na Floresta Nacional (Flona) de Silvânia, em Goiás, para a cerimônia de inauguração da nova estrutura de visitação da unidade de conservação (UC). O evento aconteceu no último sábado (28).

A nova estrutura da Flona surgiu a partir de uma parceria do ICMBio com a Prefeitura de Silvânia (G0) e também contou com o apoio de voluntários e grupos de ciclistas, como os "Amigos da Flona". Além da abertura das trilhas para ciclistas, também foram revitalizadas algumas estruturas da UC, como pontes e a área de lazer, que conta com banheiros, bancos, mesas e um pequeno lago artificial.

"Nós pensamos nesta trilha como uma forma de promover este espaço, valorizar a prática esportiva e explorar cada vez mais o potencial turístico do nosso município", pontuou o prefeito Zé Faleiro, destacando a utilização da Flona e as parcerias realizadas em torno do projeto.

Depois de um café da manhã servido a todos que estavam presentes, teve início a principal atividade do dia: uma trilha de 13,5 km pela Flona. Ciclistas de várias cidades da região se juntaram no mais novo trecho de mountain bike em unidades de conservação no Brasil.

Além da trilha principal, há também outros trajetos com diversos níveis de dificuldade, todos bem sinalizados. Chama atenção o mirante construído no meio da trilha, em um ponto alto, com uma linda vista para toda a região. É uma estrutura feita para a família inteira.

"Com essa estrutura de uso público na Floresta Nacional de Silvânia, conseguimos atrair um público cativo e que não tinha outras opções de áreas preservadas para lazer e visitação. A partir do momento que construímos, reformamos e ampliamos essa estrutura, existe a expectativa de agregar valor à unidade de conservação, de forma que a população possa visitar", afirma o chefe da Flona, Renato Miranda.

Irene Gomes, ciclista e professora em Silvânia, aprovou a estrutura e disse que poucos municípios contam com uma trilha como essa. "Nós ficamos muito satisfeitos com o evento e esperamos que essa movimentação na Flona continue e aumente cada vez mais, porque é muito bom, muito saudável e tão perto da gente", concluiu Irene.

SERVIÇO:

Localizada a apenas 7 km de Silvânia (GO), a Floresta Nacional de Silvânia tem entrada gratuita todos os dias da semana (das 8h às 18h) e conta com segurança 24h.

Para mais informações sobre a Flona de Silvânia, clique aqui.

Acesse nosso flickr para ver todas as fotos do evento.




http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9597-flona-de-silvania-inaugura-nova-estrutura-de-visitacao
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Silvânia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.