Consideradas extintas na RMB, ararajubas são soltas no Parque Utinga

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/09/2018
Consideradas extintas na RMB, ararajubas são soltas no Parque Utinga
10/09/2018 17h31

G1 PA, Belém

As aves não eram avistadas na Região Metropolitana de Belém a mais de 60 anos.

Mais 10 ararajubas foram soltas no Parque Estadual do Utinga nesta segunda-feira (10). As aves agora se juntam às outras 12 que foram liberadas no Parque em janeiro e já reconquistaram os céus da Grande Belém.

A soltura é parte do projeto Reintrodução e Monitoramento das Ararajubas em Unidades de Conservação da RMB - Belém Mais Linda, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceira com a Fundação Lymington, de São Paulo.

As ararajubas são pássaros endêmicos da região amazônica, o que significa que eles só ocorrem nos estados do Norte do Brasil. Segundo a gerente de Biodiversidade do Ideflor-bio, Nívia Pereira, cerca de 80% da população de ararajubas em vida livre está no Pará, mas as aves não eram avistadas na Região Metropolitana de Belém a mais de 60 anos. Por isso, são consideradas extintas localmente.

As 10 ararajubas que foram soltas estão no Parque desde o mês de maio. As aves foram trazidas de um viveiro conservacionista mantido pela Fundação Lymington no interior de São Paulo e, desde que chegaram ao Utinga, estão se readaptando ao ambiente amazônico e aprendendo a viver de forma livre e selvagem. O treinamento envolve diversas práticas desses bichos, como a sobrevivência na natureza e a obtenção de alimentos.

Agora os animais voam livremente pelo Parque e pelos céus da cidade. A expectativa, no entanto, é que eles fiquem aqui pelo Utinga. Ainda segundo Nívia Pereira, o ideal é que as ararajubas passeiem por Belém, mas escolham o Parque como casa, já que nele as condições de sobrevivência dos bichos são asseguradas de forma mais efetiva.

Um terceiro grupo de ararajubas deve chegar ao Parque nos próximos meses. Esse grupo será solto em Dezembro, junto com o encerramento do projeto Belém Mais Linda.

Duas ararajubas - uma fêmea e um macho - do primeiro grupo solto resolveram continuar morando no Parque, em um ninho instalado perto do aviário do projeto Belém Mais Linda. O casal copulou e teve um filhote, que nasceu no final de abril. Com cinco meses e já quase independente, a ararajubinha é a primeira da espécie nascida em vida livre em Belém, nos últimos 50 anos. O nascimento é um passo significativo no processo de reintrodução desses animais e para que eles deixem de ser extintos na cidade, conta Nívia Pereira.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/09/10/consideradas-extintas-na-rmb-ararajubas-sao-soltas-no-parque-utinga.ghtml
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.