Bombeiros usam água do mar para apagar fogo em Arraial do Cabo

Clique Diário - https://cliquediario.com.br - 21/01/2019
Bombeiros usam água do mar para apagar fogo em Arraial do Cabo
21/01/2019 - 11:59

Tânia Garabini

Novamente o clima quente e a falta de chuva foram um dos fatores do incêndio na mata da Praianha

Novamente a mata próxima à Prainha, em Arraial do Cabo foi parcialmente destruída pelo um incêndio. As chamas foram de grandes proporções e os bombeiros usaram água do mar para debelar o sinistro. O incêndio aconteceu na tarde de domingo (20) e só foi debelado com o uso de um helicóptero dos bombeiros que fazia o transporte da água do mar até o morro.

Banhistas que estavam na Prainha ficaram bastante assustados. Muitos pararam de se banhar para acompanhar as ações do Corpo de Bombeiros que inicialmente tentaram apagar as chamas com abafadores. Devido as chamas, um helicóptero do Corpo de Bombeiros teve que ser usado na ação para conter as chamas, que consumiram boa parte da vegetação dos dois lados do morro.

Com a estiagem que se prolonga há quase trinta dias, a vegetação natural do morro da Prainha está bastante seco e suscetível a combustão, inclusive natural devido o sol forte que vem sendo registrado na região. Há casos também de pequenas fagulhas de cigarros acessos jogados ao vento, que acabam provocando incêndio. Esse já é o terceiro caso de fogo no mato este mês em Arraial do Cabo.

Ação em Massambaba

A Polícia Ambiental realizou uma operação no início da manhã deste domingo (20) para combater o desmatamento, demarcação irregular de terras e construções ilegais na Área de Proteção Ambiental (APA) na restinga de Massambaba, em Arraial do Cabo. Foram apreendidas pelos policiais, ferramentas, além da constatação oficial de queimada de vegetação nativa, escavações e construções.

Um homem conseguiu fugir para dentro da mata ao perceber a aproximação da Polícia. Um vendedor de frutas na rodovia afirmou que as invasões acontecem no parque ambiental há mais de duas décadas; tendo as atividades se intensificado nos últimos dois anos.

https://cliquediario.com.br/cidades/bombeiros-usam-agua-do-mar-para-apagar-fogo-em-arraial-do-cabo
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Massambaba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.