Após prazo de 72h para retirada, famílias continuam em área ambiental na Zona Sul de Macapá

G1 - http://g1.globo.com/ - 11/02/2019
Após prazo de 72h para retirada, famílias continuam em área ambiental na Zona Sul de Macapá
11/02/2019 22h07

Victor Vidigal, G1 AP - Macapá

Semam notificou invasores na sexta-feira (8) a se retirarem do local.

As famílias notificadas na sexta-feira (8) a desocuparam uma Área de Proteção Ambiental (APA) no bairro Jardim Marco Zero, Zona Sul de Macapá, continuam com as casas de madeira no local e não deixaram o local. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a retirada vai acontecer até o fim desta semana.

O prazo de 72h para desocupação, definido pela secretaria, encerrou nesta segunda-feira (11). Imagens aéreas mostram o tamanho da área de mata já devastada. De acordo com Márcio Pimentel, titular da Semam, a situação é monitorada através de imagens feitas com drone. Ele garantiu que ainda esta semana deve acontecer a retirada das famílias.

"Estamos definindo uma estratégia para fazer essa ação, porque vai precisar de uma logística com veículos, agentes e equipamentos. No decorrer dessa semana isso deve ser feito", indicou o secretário.

A situação chegou ao conhecimento do órgão após moradores do entorno denunciarem que as famílias estavam invadindo a área conhecida como "Seringal do Marco Zero".

Pimentel explicou que essas áreas são canais fundamentais para o escoamento das águas das chuvas e quaisquer intervenções podem acarretar em problemas ambientais, como alagamentos em outras regiões da capital.

"A prefeitura tem atuado constantemente no monitoramento das APA's, para combater as invasões e o desmatamento desses locais. A ocupação causa muitos transtornos, principalmente no período de chuva, causando alagamentos em diversos pontos da cidade, já que são áreas de vazão natural", detalhou o secretário.

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/02/11/apos-prazo-de-72h-para-retirada-familias-continuam-em-area-ambiental-na-zona-sul-de-macapa.ghtml
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Fazendinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.