FUNDAÇÃO FLORESTAL ASSUME A GESTÃO DA ARIE PEDRA BRANCA

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 14/10/2019
FUNDAÇÃO FLORESTAL ASSUME A GESTÃO DA ARIE PEDRA BRANCA

E institui o primeiro Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, cujo mandato vigorará de 2019 a 2021


A Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE Pedra passou a ser uma das mais novas Unidades de Conservação geridas pela Fundação Florestal, por meio do Decreto: no 63.414 de 22/05/18, em observância ao Decreto no 51.453/2006 que criou o Sistema Estadual de Florestas - SIEFLOR., tornando-se mais um importante instrumento de conservação dos ecossistemas, e utilização sustentável dos recursos naturais.

Essa Unidade de Conservação foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto no 26.720 de 6 de fevereiro de 1987, cujo objetivo se deu devido à necessidade de proteção do bioma de características extraordinárias, bem como de seus Mananciais, que no passado abasteceu toda a região de Taubaté-SP.

A cerimônia de posse do primeiro Conselho Consultivo da UC ocorreu no dia 30 de setembro, no auditório do Centro de Educação Ambiental - CEA, no Município de Tremembé-SP e foi conduzida pela gestora Neide Horn, que discorreu sobre o SIEFLOR face à alteração da gestão que, anteriormente, estava a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Em seguida, Aparecida Descio, gerente Vale do Paraíba e Mantiqueira, falou sobre a Fundação Florestal e sua importante missão de gerir 102 Unidades de conservação. Em seguida, conduziu a entrega dos certificados aos conselheiros, com destaque para a participação do conselheiro João Vicente de Oliveira, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tremembé, importante parceiro, tendo em vista seu engajamento ambiental na região.

O Conselho conta ainda com representação da Prefeitura Municipal de Taubaté, que mantém a vigilância do território que abrange a ARIE Pedra Branca. O Conselho Consultivo da ARIE Pedra Branca tem em sua composição o Poder Público, representado pela Fundação Florestal; Policia Militar Ambiental; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tremembé; Prefeitura Municipal de Taubaté; Instituto Florestal e Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE.

A sociedade civil, por sua vez, será representada pelo setor de ensino e pesquisa: Universidade de Taubaté - UNITAU e Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES; pelas entidades ambientalistas: Grupo de Estudos e Conscientização Ambiental - GECA; Associação da Sociedade Ambiental de Trababilidade - ASAT e a Associação Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba - AMAVAP e pelo setor produtivo, representado pela Malteria Souflett Brasil.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2019/10/fundacao-florestal-assume-a-gestao-da-arie-pedra-branca/
UC:ARIE

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pedra Branca (ARIE)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.