Esec Tamoios realiza I Seminário de Pesquisa

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/12/2019
Esec Tamoios realiza I Seminário de Pesquisa

Evento contou com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos.

A Estação Ecológica (Esec) Tamoios realizou, de 26 a 27 de novembro, o I Seminário de Pesquisa da UC. Foram dois dias de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos, com participação ativa de estudantes de várias universidades do estado do Rio de Janeiro e alunos do ensino médio da região, além dos conselheiros da unidade de conservação, pescadores e professores.

O seminário chamou a atenção de todos para o papel das unidades de conservação na produção de conhecimento, para a importância da biodiversidade e de como as unidades de conservação podem ser difusoras de boas práticas de gestão. Também foi apresentado um panorama das pesquisas realizadas na Estação Ecológica nos últimos 20 anos. O coral-sol, espécie invasora presente na baía da Ilha Grande, e que vem sendo monitorada e manejada há vários anos nas ilhas que compõe a UC, foi tema da primeira mesa redonda. A biodiversidade marinha foi abordada sob um enfoque dos serviços ecossistêmicos que a mesma fornece à baia da ilha Grande.

O evento apresentou mais de 40 painéis sobre trabalhos desenvolvidos na Estação Ecológica de Tamoios e na baía da Ilha Grande, além de abordar questões de sustentabilidade da pesca e como a UC pode contribuir com a manutenção da pesca artesanal na baía da Ilha Grande. As possibilidades de sinergia entre a pesquisa e o monitoramento das usinas nucleares - razão de criação da ESEC Tamoios - foi outra temática discutida entre pesquisadores, analistas da UC e técnicos da Eletronuclear. Por fim, uma plenária para identificação de lacunas e oportunidades de pesquisa ofereceu subsídios para a construção do plano estratégico de pesquisa da UC.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10734-esec-tamoios-realiza-i-seminario-de-pesquisa
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.