Vídeo: Ibama e Exército flagram garimpo ilegal com acampamento dentro do Parque Nacional Mapinguari

G1 RO - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/07/29/video-ibama-e-exercito-flagram-garimpo- - 29/07/2024
VÍDEO: Ibama e Exército flagram garimpo ilegal com acampamento dentro do Parque Nacional Mapinguari
No local foram encontrados materiais de garimpagem, eletrodomésticos, maquinários pesados e mais. Nenhum suspeito foi encontrado no local.

Por g1 RO e Rede Amazônica
29/07/2024 15h40 Atualizado há uma hora

Um garimpo ilegal com acampamento montado foi localizado dentro do Parque Nacional Mapinguari, em Porto Velho, durante operação de monitoramento de fronteiras realizado pelo Ibama e o Exército Brasileiro no fim de semana.

No local foram encontrados materiais de garimpagem, eletrodomésticos, maquinários pesados, como tratores, além de diversos "barracos" (veja no vídeo acima). Imagens feitas pelos agentes mostram o local decorado com "bandeirolas" e dezenas de latinhas de cerveja usadas.

Imagens aéreas mostram a extensão do garimpo e da floresta derrubada. Estradas foram abertas dentro da unidade de conservação para dar acesso ao local e diversas estruturas de apoio foram construídas dentro e nas margens da mata.

De acordo com o Ibama, ninguém foi encontrado no local. Os bens possíveis de remoção foram apreendidos e os demais foram destruídos pelos agentes de segurança e fiscalização.

O Parque Nacional Mapinguari possui mais de 1,7 milhões de hectares e se divide entre os estados de Rondônia e Amazonas. As principais ameaças no local são o desmatamento e foco de calor, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/07/29/video-ibama-e-exercito-flagram-garimpo-ilegal-com-acampamento-dentro-do-parque-nacional-mapinguari.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapinguari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.