Criado o Parque Fritz Plaumann

Diário Catarinense - 23/09/2003
Um decreto do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, criou ontem, em Concórdia, o Parque Estadual Fritz Plaumann. A área de 741 hectares se localiza na Barra do Rio Queimados, localidade de Sede Brum.

A cobertura vegetal é composta pela Floresta Estacional Decidual, também denominada Floresta do Rio Uruguai. Este é um dos ecossistemas mais ameaçados em Santa Catarina, por causa do corte raso para as atividades agrícola, pecuária e exploração madeireira. A aquisição da área foi viabilizada através da compensação ambiental pelo Consórcio Itá, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Itá.

O parque homenageia o entomologista alemão Fritz Plaumann, que por 60 anos se dedicou à pesquisa de invertebrados da fauna brasileira, Sua filha, Gisele Plaumann, recebeu homenagem em nome do seu pai, que empresta o nome ao parque.

Para o diretor-presidente da Fatma, Sérgio Grando, a inauguração prova a descentralização da política ambiental. "Não havia parques no interior do Estado além do Planalto."
(-Diário Catariense-Florianópolis-SC-23/09/03)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Fritz Plaumann
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.