Ibama regulariza primeiras áreas do Parque Nacional Chapada Diamantina

Ibama - 15/01/2007
Na última semana de 2006, o Ibama regularizou os primeiros 81,61 hectares do Parque Nacional (Parna) Chapada Diamantina, na Bahia. Foram pagas as benfeitorias existentes em duas áreas localizadas no norte do parque, que pertenciam a dois agricultores aposentados residentes na cidade de Palmeiras.

Após 21 anos da sua criação, este foi o primeiro passo concreto para indenizar moradores da região que tiveram suas terras transformadas em unidade de conservação. Apesar do tamanho pequeno das duas áreas, se comparado com os 152 mil hectares totais, a equipe do parque salienta o caráter simbólico do processo, e que traz boas perspectivas para 2007.

Existe um planejamento conjunto do Ibama e do parque para que nos próximos meses sejam agilizados os processos de demarcação, sinalização e regularização. Para tal, já existem recursos oriundos de compensação ambiental, que serão executados gradativamente, dentro de estratégias de manejo que visem a proteção da unidade e a futura adequação do uso público ao Plano de Manejo, que também deve ser finalizado durante o ano de 2007.

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.