Acaba incêndio no parque da Serra do Cipó, em MG

FSP, Cotidiano, p. C8 - 25/08/2007
Acaba incêndio no parque da Serra do Cipó, em MG

Renata Baptista
Da agência Folha

Depois de quase cem horas de incêndio, o fogo que consumia o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho (90 km de Belo Horizonte), foi apagado anteontem.
Cerca de 5.000 hectares foram queimados, o que representa cerca de 15% dos 33.800 hectares do parque (um hectare equivale a 10 mil m2).
Desde a tarde de domingo, o Corpo de Bombeiros, equipes do IEF (Instituto Estadual de Florestas), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e voluntários trabalhavam para conter os focos de incêndio no parque nacional.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Segundo a direção do Parque Nacional da Serra do Cipó, há a possibilidade de o fogo ter sido ateado criminalmente na área e ter se espalhado rapidamente devido à baixa umidade relativa do ar e às altas temperaturas que atingem a região.

Outros focos
De acordo com o IEF, quatro parques estaduais também foram atingidos por focos de incêndios esta semana - Biribiri (Diamantina), Serra do Rola Moça (Brumadinho), Serra do Intendente (Conceição do Mato Dentro) e Serra do Cabral (Buenópolis).
Somando os estragos dos focos de incêndio nos quatro parques, quase 1.200 hectares foram queimados.
Minas Gerais já registrou 1.038 focos de queimada em agosto. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil, 33 municípios decretaram estado de emergência devido à seca e estiagem. Outros 15 já tiveram o pedido homologado e podem receber recursos do governo estadual.

FSP, 25/08/2007, Cotidiano, p. C8
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cipó
  • UC Serra do Rola Moça
  • UC Biribiri
  • UC Serra do Intendente
  • UC Serra do Cabral
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.