Focos de incêndio atingem Chapada Diamantina

Correio da Bahia - 03/09/2007
Vários focos de incêndio, de proporções ainda indefinidas pela equipe do Corpo de Bombeiros de Lençóis, atingiram localidades da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Barbado, na Chapada Diamantina, entre os município de Piatã e Abaíra. A região, conhecida como Chapada Sul, foi assolada por dois outros incêndios na semana passada. O último deles foi debelado no sábado.

Durante a manhã de ontem, uma reunião entre equipes do Corpo de Bombeiros, brigadas de incêndio e gestores da APA farão um balanço das ações e investigarão a extensão dos prejuízos. Informações preliminares apontam que o fogo consumiu entre 50 e cem hectares de mata nativa. Também há indícios de que o fogo atingiu o Parque Nacional da Chapada Diamantina, mas a informação não foi confirmada até o fechamento desta edição.

A Polícia Civil está investigando indícios de que os incêndios têm origem criminosa. Não houve feridos, nem área residencial atingida. Da equipe de Lençóis, atuaram cerca de 38 homens. Segundo o comandante do 11o Grupamento de Bombeiros Militares de Lençóis, tenente-coronel Carlos Miguel de Almeida Filho, um dos focos de incêndio teve início na noite de 26 de agosto, e a operação durou até a manhã da última segunda-feira.

A equipe que deu continuidade à ação realizou o rescaldo e conseguiu debelar o fogo completamente na manhã de terça-feira. O último foco de incêndio ocorreu na sexta-feira, e teve início por volta das 4h. Ambos ocorreram no distrito de Catolés, pertencente a Abaíra. Bombeiros e brigadistas da região conseguiram apagar as chamas por volta das 20h do último sábado. Segundo informações do coronel Almeida Filho, uma das áreas atingidas está situada no distrito de Núbia, no município de Piatã. As chamas atingiram ainda a área localizada no entorno da nascente do Rio Palmeiras.

Em setembro do ano passado, diversos incêndios afetaram cerca de seis mil hectares de vegetação do Parque Nacional da Chapa Diamantina, entre as cidades de Andaraí e Lençóis, e da APA da Serra do Barbado, englobada pelos municípios de Piatã, Abaíra e Rio de Contas. À época, a chuva que caiu sobre a região, juntamente com o trabalho das brigadas voluntárias e dos bombeiros, debelou as chamas.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  • UC Serra do Barbado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.