Ibama- GC. - 09/10/2007
Centro Novo do Maranhão - Uma operação de combate ao desmatamento ilegal na região da Reserva Biológica do Gurupi, uma área prioritária de preservação ambiental no Maranhão,acabou flagrando, neste final de semana, plantio de maconha dentro da Reserva.
Quarenta mil pés de maconha foram destruídos numa ação integrada do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal. A área de cultivo da erva foi avistada durante sobrevôo do helicóptero do Ibama e estava dividida em 15 roças, da semeadura à colheita, numa região de vale de difícil acesso. Em maio deste ano, fiscais e policiais já haviam queimado 55 mil pés da erva dentro da Reserva.
A ação é parte da Operação Entorno II desenvolvida pelo Ibama para coibir a atividade madeireira ilegal, desmatamentos e queimadas na Reserva Biológica do Gurupi e nas áreas vizinhas, uma região onde, além do dano ambiental ocorrem de outras práticas criminosas como a grilagem de terras, desmanche de veículos roubados e tráfico de drogas, entre outros.
Acampados às margens do rio Gurupi, na fronteira dos estados do Maranhão e Pará, os fiscais realizam inspeções em duas madeireiras no Pará e em cinco no Maranhão para verificar se as serrarias consomem madeira extraída ilegalmente da reserva.
Uma das primeiras madeireiras a ser fiscalizada apresentou estoque três vezes superior ao autorizado.
Próximo à sede da empresa foram encontradas 1541 toras de madeira distribuídas em treze esplanadas escondidas no meio da mata. Para ter acesso aos locais, fiscais e policiais tiveram de retirar cercas e árvores que bloqueavam o caminho.
Calcula-se que o volume total de madeira sem origem chegue a 60 mil metros cúbicos. São espécies de alto valor comercial como a massaranduba, jarana, sucupira, guajará, tanibuca e rouxinho, entre outras.
A operação Entorno é a sétima operação desenvolvida pelo Ibama neste ano rumo à retomada e à reestruturação da Rebio do Gurupi, uma das últimas áreas de preservação da biodiversidade da Amazônia Nordestina,que abriga espécies raras da fauna e da flora, muitas delas ameaçadas de extinção.
Já foram alvos de fiscalização do Ibama indústrias madeireiras das cidades maranhenses de Açailândia, Cidelândia, Itinga, Buriticupu, Novo Bacabal e Bom Jesus das Selvas.
No Pará, foram vistoriadas serrarias nos municípios de Itinga, Dom Eliseu, Ulianópolis e Paragominas.
UC:Reserva Biológica
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Gurupi
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.