Instituto Chico Mendes discutirá situação de famílias em parque de Machadinho do Oeste

RONDONIAGORA.COM - 20/11/2007
A criação do Parque Nacional dos Campos Amazônicos será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. Por sugestão do senador Expedito Júnior, serão convidados o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, João Paulo Capobianco e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Município de Machadinho do Oeste, Albertino Marques da Silva. O encontro deverá ocorrer ainda este ano.

Expedito Júnior quer discutir os problemas causados a 186 famílias que vivem na região desde 2003. O problema é que o parque foi criado pelo IBAMA em 2006, por meio de decreto, em uma área onde residem as famílias.

Os agricultores não tiveram acesso ao Diário Oficial da União e nem sabiam da criação do parque. Este ano, equipes do órgão estiveram em Machadinho do Oeste para informar que os agricultores não poderão ficar no local, e estão retirando algumas benfeitorias feitas por eles, como pontes. Esse impasse de Machadinho do Oeste foi levado a Expedito Júnior pelo vereador Joel Nunes.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.