Floresta Nacional de Passo Fundo quer avançar no plano de manejo

ICMBio - 24/04/2008
A primeira assembléia do conselho consultivo da Floresta Nacional de Passo Fundo aconteceu dia 16 de abril. Entre os assuntos tratados estava a eleição da nova diretoria e a elaboração do plano de manejo da unidade. O conselho solicitou agilidade do Instituto Chico Mendes na elaboração do plano. A composição das câmaras técnicas do plano de manejo e da educação ambiental foram reformuladas.

A presidência por determinação legal, já é da chefia da unidade de conservação, no caso da Flona, de Remi Osvino Weirich. A prefeitura municipal de Mato Castelhano assumiu a vice-presidência. A secretaria-executiva ficou sob responsabilidade do Grupo Ecológico Guardiões da Vida, tendo como suplente a Coordenadoria do Meio Ambiente da prefeitura municipal de Marau.

Segundo Weirich, o Conselho discutiu as perspectivas para elaboração do novo plano de manejo com recursos de compensação ambiental - já disponíveis para a Flona. Com relação a este assunto, o conselho se posicionou favorável à maior agilidade para a elaboração do plano, pois entende que ele possibilitará avanços significativos na gestão da unidade.

O chefe admite que o processo da compensação "é lento" e começou no final de 2004. Até agora só os equipamentos foram entregues. Recebemos equipamentos (veículos, rádio, computadores, etc) Segundo ele faltam as reformas, projetos de educação ambiental e o próprio plano de manejo.

O plano de manejo é a ferramenta que define como deve ser feita a gestão da área. "Dá embasamento para o trabalho diário, traz uma estratégia de médio e longo prazo e deve ser renovado a cada cinco anos". Sem esse instrumento "é necessário pensar em cada ação de modo detalhado para não errar e prejudicar a área, pois falta o embasamento que o plano dá ao gestor", define.

Outro assunto tratado foi o seguimento do Projeto de Educação Ambiental PDA da Mata Atlântica, com considerações sobre o curso realizado em Florianópolis e as perspectivas para a próxima etapa. Na assembléia houve a divulgação para a seleção de duas pessoas para participarem da próxima etapa do projeto que contempla um curso a ser realizado em São Francisco de Paula.

A pauta incluiu também discussões sobre o projeto "Rede para geração do conhecimento na conservação e utilização sustentável dos recursos florestais não madeiráveis da floresta ombrófila mista - Projeto Conservabio.

Este projeto tem como objetivo agregar valor e renda para populações tradicionais (e à agricultura familiar), através do uso sustentável dos produtos florestais medicinais, alimentícios, artesanais e condimentares (exceto madeira), por meio de alternativas (diversificação de espécies e plantio de populações base para gerar a produção de sementes e mudas), que possibilitem a criação de uma rede de sistemas agroflorestais.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Passo Fundo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.