SDS inaugura base da reserva do Uatumã

SDS - Secretaria de Estado do Meio Ambiente - 09/04/2008
A Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), inaugurou na última sexta feira, 4 de Abril, por meio do Centro de Unidade de Conservação (CEUC) a base da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do São Sebastião do Uatumã. A base da RDS do Uatumã servirá como intermediário entre a comunidade e a ações em Unidades de Conservação coordenadas pela SDS.

A inauguração contou com a presença do Coordenador do CEUC, Domingos Macedo, o coordenador de populações tradicionais do CEUC, Francisco Ademar, o técnico do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), Carlos Gabriel Koury, representantes da Câmara Municipal do Município de São Sebastião do Uatumã, o assessor de planejamento do Programa Bolsa Floresta da Fundação Amazonas Sustentável, Mauro Castro, o presidente da comunidade, Raimundo Batista, o administrador da Reserva, Rodney Santana e de toda a comunidade da Reserva do Uatumã.

A Reserva do Uatumã foi criada há 3 anos para atender a uma necessidade da comunidade e juntamente com a SDS foi construída a estrutura organizacional da Reserva. A base inaugurada este mês reflete o compromisso do Governo do Estado em dar assistência às comunidades ribeirinhas propondo aplicar na prática as ações de desenvolvimento sustentável propostas pela SDS.

Para a comunidade, a inauguração é realmente a realização de um sonho que por muitas vezes não era mais sonhado. Muitas famílias abandonaram a reserva por não ter condições de vida. Os moradores lembram que antes da reserva ser decretada, a pesca predatória e extração de madeira eram feitas de forma totalmente arbitrária. Espécies que estavam diminuindo, hoje estão voltando a aparecer. "Antes, a nossa história era apenas um sonho, hoje o governo promove geração de renda através do extrativismo, sem degradar a natureza, sonhando junto com a comunidade", lembra Raimundo Batista presidente da associação das 20 comunidades existentes na Reserva.

Hoje a comunidade tem uma consciência ambiental que está ganhando reforço com a capacitação dos professores que atendem às comunidades que residem dentro da Reserva. Julia Mendes, 47 é uma dessas pessoas, que está capacitando a população sobre o aspecto ambiental. Professora da comunidade há mais de 15 anos e moradora de região desde que nasceu ela diz que nunca tinham sido feito um trabalho dessa forma em Uatumã. "Para os comunitários o que Deus deixou nunca iria acabar eles não tinham nem idéia de preservação, hoje aos poucos a realidade está mudando".

Esse e outros programas da SDS estão em pauta na III Conferência Estadual do Meio Ambiente do Amazonas que iniciou ontem dia 7 e vai até sexta-feira dia 10 de Abril, das 8h às 18h no auditório do Campus da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Bloco F.
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uatumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.