Fogo persiste na Chapada e agora avança sobre área rica em biodiversidade

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 14/11/2008
O incêndio de grandes proporções, que castiga há mais de um mês o Parque Nacional Chapada Diamantina, na Bahia, passou a preocupar ainda mais a direção do parque. A coluna de fogo, de 15 quilômetros de extensão, avançava na madrugada desta sexta (14) sobre uma área de difícil acesso e muito rica em biodiversidade, a oeste da unidade, no município de Mucugê.

"É uma área intangível, que até então nunca tínhamos ido lá. A região é ocupada por espécies endêmicas da flora que podem ser extintas, se destruídas pelo fogo", disse o chefe da unidade, o analista ambiental Christian Berlinck, que virou a noite em claro no comando da operação de combate às chamas. Ele continua solicitando apoio para evitar uma tragédia maior.

Os focos de incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina surgiram entre julho e agosto, mas no início de outubro a situação ficou insustentável. O fogo, que começou pela parte norte, em Ibicuara, se juntou a focos no leste, em Itaitê, e no oeste, em Mucugê, formando uma linha contínua que se espalha com a ajuda dos ventos sobre a mata nativa. Para completar, não chove na região há mais de seis meses. Metade dos 152 mil hectares da unidade já foi queimada.

Um boletim divulgado pelo Prevfogo, pouco depois de meio-dia, indicava o registro de seis focos de calor no interior da unidade, mas trazia um alento: o registro de chuva na porção sul e garoas em alguns locais ao norte. No período da manhã foi realizado um sobrevôo e não foram avistados focos de incêndios na região dos gerais do Rio Preto.

Ainda segundo o boletim, o pessoal de campo recebeu um reforço de 28 bombeiros do Batalhão de Brasília. De manhã, eles encontravam-se o município de Seabra em direção à base de Mucugê. Continuam em operação sete aeronaves: quatro air tractors (dois contratados pelo ICMBio e dois pelo Governo da Bahia), um helicóptero do Ibama, um helicóptero da PM Bahia, um helicóptero do Instituto do Meio Ambiente da Bahia.

A base de Mucugê está sob responsabilidade do Coordenador do Núcleo de Prevenção e Combate/Prevfogo e lá estão atuando quatro air tractor e um helicóptero, assim como as brigadas. Na base de Lençóis estão dois helicópteros e todo o efetivo militar.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.