Secretário de Planejamento de Rondônia, João Carlos, se reúne com ministro Mangabeira em Brasília

Rondonoticias - www.rondonoticias.com.br - 21/05/2009
O Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Ribeiro, esteve em Brasília, na última terça-feira, reunido com o ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, para tratar do Programa do Pólo de Desenvolvimento do Dendê, a ser implantado no Estado de Rondônia.

O ministro tem se mostrado muito atencioso em relação a este assunto, tanto que esteve presente durante o lançamento do programa em Rondônia, no mês passado. Na ocasião discursou sobre as riquezas da região norte, e falou das grandes oportunidades que surgirão com este programa, a exemplo da geração de renda para os agricultores da região, transformando excluídos ali em cidadãos.

Já durante a visita à Brasília, o secretário João Carlos destacou a importância de o Ministro efetivar as ações que ele pretende executar na Amazônia Legal, através do Pólo do Dendê, tornando o seu discurso em realidade.

Também esteve presente nesta reunião, o Dr. Norberto Odebrecht, Fundador da Construtora Odebrecht, a convite do secretário João Carlos, que deu sua grande colaboração falando do programa criado e executado através da Fundação Odebrecht, no Baixo Sul da Bahia, que pode servir como modelo para a região de Rondônia.

A Fundação é instituidora, naquela região do Modelo de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi e tem como desafio tornar próspera e dinâmica uma área rural estagnada e deficitária, com características especiais de desequilíbrio socioeconômico e ambiental.

"Os projetos que integram o Modelo têm como objetivo desenvolver economicamente as localidades beneficiadas, promovendo, de forma integrada, oportunidades de trabalho e renda para a população, acesso à educação de qualidade, à conservação do meio ambiente e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária", explicou o Dr. Norberto.

O Secretário João Carlos falou ao Ministro que o programa casava exatamente com o discurso dele, podendo ser aplicado ao Pólo de Dendê, lançado na Região de Rondônia, que visa recuperar áreas desmatadas, dando oportunidade para os pequenos agricultores e demais residentes na área beneficiada.

O Dr. Norberto fez a apresentação do Programa, com todos os detalhes, e convidou o Ministro Mangabeira Unger, para uma visita dia 25 de maio, junto com o Secretário João Carlos e o Professor Paulo Hadadd, ex- ministro da fazenda, que também participou desta reunião em Brasília, na área onde o programa é executado, no Baixo Sul da Bahia.

O Ministro Mangabeira finalizou a reunião aceitando o convite para a visita, que ficou agendada para o próximo dia 25 de maio.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pratigi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.