Sebastião Santos da Silva, funcionário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) chefia a Reserva Extrativista Chico Mendes. Ele acusa a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Xapuri, Dercy Teles Cunha, de tentar justificar ocupações e atividades irregulares e de defender a pecuária na reserva por ser ela uma pecuarista.
Leia a reposta de Sebastião Silva contra a nota "Como no tempo da ditadura", em que a sindicalista relata a história do seringueiro Nonato Venâncio Flores, o Caboquinho, que teria sido expulso de sua área por força da fiscalização do ICMBio, com auxílio da Polícia Federal:
"Altino
Antes de divulgar cartas como aquela assinada pela sindicalista Dercy Teles Cunha, você devia checar a fonte e consultar o outro lado.
O Zé Carlos não agiu por conta própria. A própria Polícia Federal não ia se prestar a um papel destes se não houvesse motivo justificado para tal. Se o ato foi cometido é porque havia alguma irregularidade.
Atitudes como estas só servem para incitar a opinião púbica contra as instituições, que não fazem senão zelar pelo bem público.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri nos últimos meses vem tentando justificar ocupações e atividades irregulares na Reserva Extrativista Chico Mendes, defendendo a pecuária na reserva, por ser ela própria uma pecuarista.
O STR de Xapuri, lamentavelmente, pela sua história, não mais representa os interesses dos seringueiros e sim dos predadores da floresta.
Se isto fosse verdade, por que as organizações representativas dos seringueiros e os próprios seringueiros da reserva não se manifestaram?
Isto mostra que se trata de um ato isolado da presidente do STR, na tentativa de prejudicar as atividades em curso na reserva para favorecer ocupações ilegais, como é o presente caso.
A versão apresentada pela mesma não reflete a realidade. Gosto muito do seu trabalho, mas você não pode veicular uma informação como esta sem antes checar os fatos.
Situações como estas podem, ao invés de solucionar conflitos, incitar discórdias ou até coisas mais graves.
Temos realizado nos últimos meses um árduo trabalho para eliminar todas as irregularidades existentes na Reserva Extrativista Chico Mendes, coisa que inclusive você já nos cobrou em seu blog.
Não podemos admitir que atitudes como estas comprometam nosso trabalho e a permitir que a Reserva Extrativista Chico Mendes continue entregue a oportunistas que nada têem a ver com os seringueiros que por ela lutaram.
Estou a sua disposição para prestar todo esclarecimento.
Até lá, seria prudente retirar a nota do blog .
Saudações
Sebastião Santos da Silva"
UC:Reserva Extrativista
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Chico Mendes
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.