Pesquisadores catalogam 50 espécies de répteis e anfíbios em Flona de Goiás

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 29/07/2009
A Floresta Nacional (Flona) de Silvânia, em Goiás, apresenta os primeiros resultados de pesquisas realizadas na unidade que servirão para subsidiar seu Plano de Manejo. Dentre os grupos pesquisados destaca-se a herpetofauna (répteis e anfíbios), que vem sendo estudadas desde agosto de 2008.

Durante a pesquisa, foram registradas 26 espécies de anuros, divididas em oito famílias - Brachycephalidade, Bufonidae, Cycloranfidae, Hylidade, Leiuperidae, Leptodactylidae, Microhylidae e Strabomantidae - e 24 espécies de répteis, distribuídas em 10 famílias - Anomalepididae, Boidae, Colubridae, Elapidae, Gymnophthalmidae, Polychotidae, Scincidae, Teiidae, Tropiduridae e Viperidae.

Desde o ano de 1996, a anurofauna da Flona de Silvânia é pesquisada. Foram registrados pela primeira vez duas novas espécies para a região, sendo uma de anuro (Physalaemus aff. Albonotatus) e uma de lagarto (Sternocercus sinesaccus). A ocorrência deste lagarto, na Flona, representa uma ampliação em sua distribuição de aproximadamente 800 km em relação a sua localidade-tipo.

Das espécies de répteis registradas destacam-se jararacas (Bothrops moojeni e B. Neuwiedi), cascavel (Crotalus durissus), jibóia (Boa constrictus) e teiús (Tupinambis merianae e T. Duseni), espécies-alvo de pressão antrópica.

Entre as espécies de anfíbios, destacam-se Hypsboas goianos, Hypsboas lundii e Scinax centralis, todas endêmicas do cerrado. Estes dados indicam que, apesar de se tratar de unidades de conservação pequena, com 466,55 hectares, a região abriga uma grande diversidade de anfíbios e répteis.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Silvânia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.