Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br - 03/09/2009
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa hoje (3) de ação da Operação Arco de Fogo, no Maranhão. Agentes da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos naturais Renováveis (Ibama), da Força Nacional de Segurança e da Fundação Nacional do Índio (Funai) estão na região desde julho, no combate a crimes ambientais e cultivo de drogas em terras indígenas e unidades de conservação.
A força-tarefa está concentrada na região das terras indígenas Alto Turiaçu, Awá-Guajá e Caru e da Reserva Biológica do Gurupi.
A Operação Arco de Fogo já passou por vários estados da Amazônia, principalmente na região conhecida como "arco do desmatamento", entre o Pará, Rondônia e Mato Grosso. O avanço da devastação no Maranhão, apontado pelos satélites que monitoram a Amazônia Legal, motivaram o deslocamento das forças policiais para a região nos últimos meses.
UC:Reserva Biológica
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Gurupi
- TI Alto Turiaçu
- TI Awá
- TI Caru
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.