Confinados em 25 fragmentos de Mata Atlântica

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/11/2009
Nas 13 expedições promovidas para elaboração do mapeamento, as quais duraram em média uma semana, os pesquisadores do CPB descobriram que os macacos-prego-galegos e os guaribas-de-mãos-ruivas enfrentam estado crítico de ameaça à extinção: eles dividem o mesmo habitat e estão dispersos em apenas 25 fragmentos isolados da Mata Atlântica, dos quias fazem parte as pequenas áreas de proteção ambiental, sobretudo, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e as Reservas Legais da região nas grandes propriedades rurais do setor sucroalcooleiro.

Essas pequenas frações de floresta estão todas situadas ao norte do Rio São Francisco, mais especificamente na Zona da Mata e agreste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, locais em que foram realizadas as expedições. O mapeamento demonstrou a fragilidade das populações de Cebus flavius e Alouatta belzebul. De acordo com o estudo, das 22 localidades com relato de macaco-prego-galego, dez foram confirmadas por meio de vocalizações, fotografias ou visualizações de animais.

Embora o resultado preliminar da pesquisa reafirme a informação da Lista Vermelha da IUCN de que o macaco-prego-galego esteja em um critério de ameaça mais elevado, a situação dos guaribas-das-mãos-ruivas foi considerada, pelos pesquisadores, muito pior. Segundo Fialho, o mapeamento demonstrou que em Pernambuco e no Rio Grande do Norte as populações dessa espécie, com poucos indivíduos, estão acuadas e limitadas a um único fragmento de floresta.

Eles foram encontrados somente em seis das dez localidades relatadas. As observações revelaram ainda que o número de populações desses macacos é pequeno e os grupos apresentam poucos indivíduos, visto que os fragmentos de Mata Atlântica são pequenos e relativamente distantes entre si, o que impede o fluxo dos animais e o encontro entre grupos.

Durante os quatro anos em que ocorreu o projeto, os pesquisadores percorreram também unidades de conservação federais, como a Área de Proteção Ambiental (APA) de Mamanguape, a Reserva Biológica (Rebio) Saltinho, a Rebio Guaribas e várias RPPNs para localizar os animais. O trabalho avançou sobre propriedades rurais, como as fazendas de cana-de-açúcar, locais em que os primatas foram vistos e fotografados furtando cana para se alimentar.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaribas
  • UC Barra do Rio Mamanguape
  • UC Saltinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.