A Floresta Nacional (Flona) Tapajós, no Pará, recebeu a visita do jornalista Thomas Friedman, do jornal norte-americano New York Times. Friedman queria conhecer os projetos de manejo florestal realizados na unidade.
Thomaz Friedman é um jornalista dos principais articulistas do The New York Times e da revista Foreign Affairs. Ele também é autor do best seller O Mundo é Plano e do recém lançado Hot, Flat and Crowded e levou três vezes o Prêmio Pulitzer de jornalismo norte-americano.
Ele participará, como convidado, da 15ª Conferência das Partes, da ONU, que vai discutir mudanças climáticas, em dezembro, em Copenhague, capital da Dinamarca.
A visita foi no dia 10 de novembro e o jornalista conheceu ações de manejo florestal, atividades que valorizam a floresta em pé, entre outras ações ligadas a comunidades do entorno da unidade.
Thomas Friedman foi acompanhado pela servidora da Flona Manuella Souza, dois representantes da Conservação Internacional e pela representante da Secretaria de Comunicação (Secom), da Presidência da República, Maysa Provedello.
Durante a visita, o jornalista conheceu a sede do Projeto Ambé (de manejo florestal sustentável) e conversou com com alguns comunitários, que lhe apresentaram os produtos por ele fabricados. Friedman visitou ainda a área de exploração de madeira.
Segundo Manuella, o jornalista norte-americano elogiou o projeto. "Ele gostou bastante porque as atividades que as comunidades desenvolvem aqui na Flona geram renda para as famílias e diminui o desmatamento", disse a servidora.
COP-15 - A 15ª Conferência das Partes, da ONU, vai reunir os negociadores de cada país membro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, para a definição de um acordo global que controle as mudanças climáticas e garanta a sobrevivência desta e das gerações futuras.
UC:Floresta
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Tapajós
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.