Sedam realiza reunião do Conselho Consultivo do Parque Guajará Mirim

SEDAM/RO - www.sedam.ro.gov.br - 16/11/2009
Entre os dias 12 a 14 de novembro, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, por intermédio da Coordenadoria de Unidade de Conservação, realizou a reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual Guajará Mirim, com início às 9 horas, no Pakaás Palafitas Lodge. A reunião teve como principal objetivo de tratar de assuntos pertinentes ao Parque e o planejamento das ações para o ano de 2010.

A reunião de trabalho iniciou com uma dinâmica em grupo com o objetivo de interação entre os participantes e fazer uma reflexão com relação aos recursos e o tempo limitado, despertando assim, a capacidade individual do ator envolvido de se adaptar as demandas locais, além da visão individual.

O secretário da Sedam Cletho Muniz de Brito fez a abertura do encontro agradecendo e enfatizando a importância da participação de todos conselheiros na elaboração do planejamento visando à integridade da unidade de conservação e buscar melhorias para as comunidades tradicionais que moram no entorno do Parque.

Na oportunidade, o secretário fez a doação de cinco quadros decorativos para serem fixados no Hotel Pakaás Palafitas Lodge, destacando as belezas naturais de Rondônia, com a finalidade de divulgar o potencial ambiental existente no Estado.

Na reunião foi decidido pelos participantes que no próximo dia 15 de dezembro o conselho se reunirá na sede do Parque Estadual Guajará Mirim, a fim de buscar uma solução para a situação da estrada que atravessa o Parque. A Estrada foi construída sem ser observada a legislação ambiental. Serão convidados para participar do encontro todos os órgãos envolvidos: Sedam, Ministério Público Estadual, Prefeitura de Nova Mamoré e Buritis, Ibama, Incra, DNIT, DER, Funai e os Conselheiros da Unidade.

Histórico - O Conselho Consultivo do Parque Estadual Guajará-Mirim foi criado através do Decreto N 10.096 de 16 de setembro de 2002 desde então vem se reunindo periodicamente. A Unidade possui uma equipe de brigadistas de combate a incêndios florestais formada por 26 voluntários moradores do entorno.

Estação Ecológica.

No final de outubro, a Coordenadoria de Unidade de Conservação da Sedam, realizou no período de 28 a 30, a reunião do Conselho Consultivo das Estações Ecológicas Serra dos Três Irmãos e Antônio Mujica Nava, no hotal fazenda Três Capelas. Na reunião, dentre outras deliberações foi decidido que no próximo dia 08 de dezembro os conselheiros participam de uma reunião com os moradores do Assentamento Joana D'Arc, na Associação de Produtores Rurais da Agrovila na linha 19. O objetivo da reunião é de encaminhar a proposta para regularização dos moradores que foram assentados no entorno da Unidade de Conservação, sem o devido parecer do órgão ambiental, conforme legislação ambiental.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Três Irmãos
  • UC Guajará-Mirim
  • UC Antonio Mujica Nava
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.