Rebio Saltinho e UFPE se unem para levar educação ambiental a assentamentos rurais

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/11/2009
A Reserva Biológica (Rebio) de Saltinho, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Pernambuco, deu início na semana passada a uma parceria com o Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para desenvolver o Projeto de Extensão Ciranda de Saberes . Entre as ações está a realização de atividades de educação ambiental nos assentamentos rurais situados no entorno da unidade.

Com a adesão da Rebio ao projeto, coordenado pelo departamento acadêmico, alunos de graduação e de pós-graduação, da disciplina Educação Ambiental, podem desenvolver oficinas com estudantes e moradores da região, visando estimular a proteção do meio ambiente.

Outra vertente do projeto tem como meta a melhoria da dieta e até a geração de renda, a exemplo das oficinas sobre horta suspensa e sobre reaproveitamento do óleo vegetal na fabricação de produtos de limpeza. Entre as metodologias estão dinâmicas de grupo, jogos, brincadeiras, debates, filmes e atividades práticas.

O início das atividades da parceria no dia 19 deste mês nas escolas Padre Enzo e Isabel Mendes Hacker, dos assentamentos Brejo e Laranjeiras, ambos em Tamandaré (PE) e vizinhos à Rebio Saltinho. Na seqüência, outros assentamentos serão incluídos. A idéia é que as atividades com as comunidades sejam mensais sem data prevista para conclusão.

Segundo a professora Vanice Santiago Fragoso Selva, que coordena o projeto, é fundamental que pelo menos uma vez por semestre se retorne a cada comunidade onde já se trabalhou, para avaliar progressos e reavaliar estratégias de abordagem. Para ela, o primeiro momento é mais para entender os problemas ambientais de cada lugar e como eles são percebidos pelos moradores, sejam crianças, jovens ou adultos.

Para o analista ambiental Walter Cabral de Moura, da Rebio, a oportunidade é única, porque aproveita um projeto didático já existente e torna possível, com baixo custo, contribuir para a melhoria do relacionamento entre a unidade de conservação e as comunidades que habitam sua zona de amortecimento, ao levar até elas educação ambiental e presença institucional.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saltinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.