Avanços na gestão da APA de Itupararanga são destaques na abertura de seminário de pesquisa

Secretaria do Meio Ambiente - www.ambiente.sp.gov.br - 26/11/2009
"A APA de Itupararanga é um laboratório de boas experiências". Essa foi a definição dada pelo diretor-executivo da Fundação Florestal do Estado de São Paulo - FF, José Amaral Wagner Neto, durante a abertura, em 25.11, do I Seminário de Pesquisa da Área de Proteção (APA) de Itupararanga, em Ibiúna. A afirmação é resultado dos avanços conseguidos na gestão da Unidade de Conservação - UC pela participação de entidades da sociedade civil em seu Conselho Consultivo, a conclusão de seu Plano de Manejo e o interesse pelo desenvolvimento de pesquisas na região.

Wagner Neto destacou também os três princípios orientadores do Plano de Manejo da APA de Itupararanga que servirão de base para a elaboração do documento das outras Áreas de Proteção Ambiental: a implantação de boas práticas agrícolas e a recuperação de APPs - áreas de Preservação Permanente-, o turismo sustentável e a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos. "Conseguimos deixar claro esses três objetivos, o que garantirá que o Plano não fique no papel", afirmou. Atualmente, o Plano de Manejo da APA de Ituparanga está em análise no Conselho Estadual do Meio Ambiente - Consema.

O seminário, promovido pela FF, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, responsável pela gestão das Unidades de Conservação, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê - CBH SMT, a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e a SOS Itupararanga, foi organizado para divulgar trabalhos e pesquisas desenvolvidos por profissionais da FF e de universidades, além de debates envolvendo representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Cetesb, do CBH SMT e da Companhia Brasileira de Alumínio - CBA.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito de Ibiúna, Coiti Muramatsu, a diretora da ONG SOS Itupararanga, Viviane Rodrigues de Oliveira e o secretário-executivo CBH SMT, Sétimo Marangon. Para Muramatsu, a pluralidade de entidades e órgãos públicos engajados nos trabalhos de gestão da APA é sinal do interesse da comunidade pelo uso sustentável dos recursos naturais. "Esse é um conceito novo e que está cada vez mais ganhando espaço", salientou.

O envolvimento de atores sociais realmente interessados nas atividades da APA também foi destacado por Viviane. "Participo desde o primeiro Conselho Consultivo, formado ainda em 2004, mas só agora, no terceiro, estamos com um grupo realmente consciente da importância desse trabalho. Lutávamos muito contra o esvaziamento no início desse processo", disse a representante da SOS Itupararanga. A primeira palestra foi realizada pela gerente de Proteção e Recuperação Ambiental da FF, Claudette Marta Hahn, que fez um resumo das atividades da Fundação Florestal e da situação das APAs no Estado. Em seguida, a gestora da APA de Itupararanga, Sandra Beu, detalhou os trabalhos desenvolvidos na região e destacou o principal desafio para o futuro: implementar o Plano de Manejo após sua aprovação.

As palestras do seminário abordam também a recuperação florestal no entorno do reservatório da usina hidroelétrica de Itupararanga, a produção de mudas e a coleta de sementes de espécies nativas, os aspectos históricos e ambientais da represa, a avaliação do uso e da ocupação do solo, entre outros temas. Uma mesa-redonda também foi organizada para debater os atuais e futuros desafios na gestão da APA.

Aniversário da APA
Após o término do seminário, em 26.11, as atenções dos moradores da região estarão voltadas para os festejos em comemoração ao aniversário da APA, que foi criada em 1o de dezembro de 1998. Dia 27.11, na Praça da Matriz, no centro de Ibiúna, serão realizadas apresentações de músicos e grupos artísticos da região, o resultado do concurso para eleger a árvore-símbolo de Ibiúna - a disputa está entre o ipê-amarelo, o pau-cigarra e o jacarandá - e uma caminhada ecológica pela cidade com moradores e mais de 600 crianças. Mais informações sobre a programação podem ser conseguidas pelos telefones (15) 3248-9944 (Secretaria do Meio Ambiente de Ibiúna) ou (15) 3248-3219 (SOS Itupararanga).

A APA de Itupararanga
A Área de Proteção Ambiental de Itupararanga foi criada pela Lei Estadual no 10.100 de 1998, objetivando o uso sustentável e a conservação ambiental de seu território. Sua área abrange a região da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, compreendida pelos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantin.
A APA tem 936,51 km², com a represa ocupando 29,9 km² desse total. A criação dessa UC na bacia hidrográfica do Alto Sorocaba foi necessária por causa das pressões que a região sofre, principalmente, pelo avanço de loteamentos em áreas de grande fragilidade ambiental e o uso agrícola intenso com utilização de agrotóxicos.

A bacia hidrográfica da represa de Itupararanga está localizada a poucos quilômetros da região metropolitana de São Paulo, sendo responsável pelo abastecimento de 63% da população residente na região e pela geração de energia elétrica à CBA.
UC:APA

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.