Campanha pela criação do Parque Nacional Gandarela: Salvem enquanto é tempo...Gandarela

EcoDebate - www.ecodebate.com.br - 29/01/2010
A Serra do Gandarela está localizada nos municípios de Caeté, Santa Barbara, Barão de Cocais, Rio Acima, Itabirito e Raposos na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Faz parte da Reserva da Biosfera do Espinhaço, e apresenta alguns dos habitats mais significativos de toda a cadeia. Diversos estudos acadêmicos, concluídos e em andamento, e a compatibilidade da área com as legislações municipais, estadual e federal vêm reforçar a vocação e a necessidade de proteção integral desta área.

Fazendo uma curva de mais de 180 graus, as cristas da serra são os vértices de um dos mais importantes sinclinais da região central de Minas Gerais e da Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA-SUL RMBH), criada para preservar a biodiversidade e os mananciais que abastecem toda a região. Os campos rupestres sobre cangas são os mais preservados de toda a região, constituindo a principal área de recarga do Sinclinal Gandarela, a abastecer vários córregos e ribeirões, de classes Especial e 1, das bacias dos rios Piracicaba/Doce e Velhas/São Francisco - este último, à montante da principal captação para o abastecimento público da RMBH.

Além de divisor das bacias hidrográficas dos rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas, o Gandarela forma um corredor ecológico natural com o Caraça, unindo as duas bacias.

Podemos considerar a região do Gandarela como a área mais extensa com tal diversidade de características e que ainda não apresenta a exploração maciça de seus recursos minerais e a interferência urbana. A Mata Atlântica, no interior e nas vertentes exteriores da serra, é a maior e mais preservada de toda a região. Juntamente com os campos rupestres e os campos de altitude, guarda uma rica diversidade de flora e fauna, que abriga espécies endêmicas e em extinção, além de uma das maiores geodiversidades da região do Quadrilátero Ferrífero. Mais de 50 cavernas já foram cadastradas e um sítio Paleontológico de grande importância (constituído de depósitos sedimentares da idade terciária, ocorrência única de três unidades continentais empilhadas, do Eoceno Superior, Oligoceno e Mioceno Inferior).

Trata-se finalmente de uma área mediterrânea entre referências fundamentais da topografia regional (Serra do Caraça, Serra da Piedade, Pico do Itacolomi e Pico do Itabirito) e da porção Leste do Quadrilátero, possivelmente a mais pujante do conjunto dos povoamentos originários do Ciclo do Ouro na região.

Diante da importância da área acima exposta e o apoio das comunidades do entorno e da região metropolitana, as entidades abaixo relacionadas solicitam a criação do Parque Nacional Gandarela para preservação ambiental e alternativa de desenvolvimento turistico e cultural da região conforme abaixo assinado anexo que deve ser encaminhado para a sede do Projeto Manuelzão.(3409-9818)

Entidades apoiadoras desta solicitação:
* Associação de Artesões e Artistas de Caeté
* Associação do Bairro Matadouro - Raposos
* Associação Brasileira das Vítimas de Danos Causados pela Mineração ABRAVIM
* ASCAR - Associação de Catadores de Recicláveis de Raposos
* Associação Comunitária Nossa Senhora da Piedade
* Associação Comunitária Quintas da Serra - Caeté
* Arca amaserra
* Articulação Popular do São Francisco
* CONLUTAS/MG
* Diretório Central dos Estudantes - UFMG
* Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia - GTP Meio Ambiente
* Instituto Guaicuy - SOS Rio das Velhas
* Instituto de Estudos Pró-Cidadania - PRÓ-CITTÁ
* Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté - MACACA
* Movimento pelas Serras e Águas de Minas
* OSIPE Conexão Cidadã
* ONG Amigos da Natureza
* FUNDEVALE
* Instituto Biotrópicos de Pesquisa em vida Selvagem

Informação do Blog Serra da Gandarela: "Serra da Gandarela, Minas Gerais, Brazil - Nestas montanhas está a caixa d'água que abastece o rio das Velhas, o rio Doce e a região metropolitana de Belo Horizonte com as melhores águas. Biodiversidade, Mata Atlântica, Campos Rupestres sobre cangas, cavernas, sítios Paleontológicos, históricos e hídricos, guardiões da nossa memória, da ocupação colonial e da pré-história universal, em uma das partes mais expressivas da Serra do Espinhaço, declarada Reserva da Biosfera pela Unesco. Gandarela é centro vigiado pelos picos do Itabirito e do Itacolomi, pelas serras do Curral, Piedade e Caraça, constituindo o maior conjunto natural preservado de toda a APA Sul de Belo Horizonte."
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sul RMBH
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.