Parque Estadual do Tainhas promove atividade de educação ambiental

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 05/02/2010
Em complementação à campanha "Tire Férias, Mas Não Tire Vidas" realizada pela sede Conjunta de São Francisco de Paula da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a equipe do Parque Estadual do Tainhas promoveu, no dia 30 de janeiro, a atividade de educação ambiental "Conversas Ecológicas: Parque Estadual do Tainhas e Condutas Ecológicas". O objetivo da campanha, segundo o gestor do Parque Estadual de Tainhas, Daniel Vilasboas Slomp, foi divulgar a Unidade de Conservação aos visitantes bem como as condutas ecológicas a serem adotadas. Isso para que as pessoas possam aproveitar a estadia no parque, contemplando suas belezas naturais e agindo com respeito à natureza e aos seres nela inseridos.

"Alertamos aos visitantes que devemos ter cuidado com o lixo, que é proibido o uso do fogo e o volume elevado de aparelhos de som", afirmou Daniel. Também foi enfatizada durante uma palestra que os visitantes devem denunciar, além de reprimir a extração ilegal de plantas e a caça dos animais da região. Também foram abordadas na palestra questões referentes à criação e às dimensões do Parque Estadual do Tainhas e sobre a importância da conservação da flora e fauna. Das diversas espécies encontradas no parque destacam-se o papagaio-charão, o leão-baio, o veado-vira, além das espécies intimamente ligadas ao Rio Tainhas, eixo central do parque, como a lontra, o feltro d'água (uma esponja de água doce, que ocorre exclusivamente nessa região) e o cágado-rajado, todas elas ameaçadas de extinção no Rio Grande do sul.

A atividade contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre campistas e moradores da região, que receberam materiais de divulgação das Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Sul.

Neste sábado (6) haverá novamente uma atividade dentro do Parque Estadual do Tainhas junto aos alunos do curso de extensão universitária em Gestão de Áreas Protegidas, promovido pela Sema em parceria com a Uergs.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tainhas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.