Fogo eleva área queimada na APA de Setiba para 50 hectares

SEMA/ES - www.meioambiente.es.gov.br - 23/01/2010
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que foram identificados novos focos de fogo dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que somados ao incêndio que vem sendo controlado desde o dia 17 de janeiro junto ao Corpo de Bombeiros queimaram aproximadamente 50 hectares de vegetação nativa local.

As equipes do Iema e do Corpo de Bombeiros permanecem em intenso trabalho para manter o incêndio sob controle, mas de acordo com o Gerente de Recursos Naturais do Iema, Marcos Sossai, sem a presença de chuva, a ação para apagar o incêndio de turfa, mesmo se não surgirem novos focos, pode demorar cerca de duas semanas.

"É importante que as pessoas não joguem nada em beiras de estradas, principalmente vidros, guimbas de cigarro e latas, pois estes materiais potencializam o surgimento de novos focos de chamas. Pede-se também a colaboração da população, por meio de denúncias sobre estes crimes contra a natureza, dentre os quais o de provocar incêndios intencionalmente ou não", ressalta Sossai.

A Polícia Ambiental, parceira do Iema na fiscalização, intensificou suas rondas e disponibilizou dois números de telefone para denúncias: (27) 3336-4515 e 3238-1385.

Informações Adicionais:

APA de Setiba

A APA de Setiba é a maior do Estado. Foi criada (Lei Estadual 5.651 em 1998) para estabelecer uma zona de amortecimento de impactos ao redor do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. Possui cerca de 12.960 hectares (ha) de extensão territorial, sendo que destes, 7.500 ha estão em ambiente terrestre e 5.460 ha em ambiente marinho.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Paulo Cesar Vinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.