Nova Baden oferece opção de carnaval familiar e espiritual

IEF - www.ief.mg.gov.br - 12/02/2010
O Parque Estadual Nova Baden é famoso por sua beleza singular e por sua localização privilegiada dentro do Circuito das Águas, na cidade de Lambari, no Sul do Estado. A unidade de conservação é um lugar ideal para se visitar com a família com trilhas de fácil acesso.

Entre as atividades, destacam-se as trilhas interpretativas, como a dos Troncos e a dos Palmitos, batizadas em referência a elementos de fácil identificação para os turistas durante as caminhadas. Um dos pontos mais visitados é a cachoeira Sete Quedas, também acessível por outras trilhas. A gerente do Parque, Evânia Santana, observa que as atividades são acompanhadas por guias que orientam os visitantes e esclarecem dúvidas.

A gerente do Parque observa ainda que unidade de conservação (UC) é um local tradicional de reunião de grupos religiosos, que encontram dentro do Parque um ambiente de harmonia com a natureza e suas crenças. O Centro de Visitantes do Parque ocupa o casarão que era a sede da fazenda de Américo Werneck, construído no século XIX e que completou 120 anos em 2009.

A taxa de visitação do Parque é de R$ 2, contudo a entrada é gratuita pra crianças com idade inferior a 10 anos, cidadãos com idade superior a 60 anos e moradores do bairro Nova Baden na cidade de Lambari. A UC não conta com área para acampamento, e o valor para utilizar o estacionamento é de R$ 2 por veiculo.

O Parque

Nova Baden possui uma área de 214,47 hectares, nos quais os recursos hídricos destacam-se. Várias nascentes existem no interior da mata, sendo a mais importante a cachoeira Sete Quedas.

A unidade de conservação abriga valiosos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica. Entre as diversas espécies da flora estão o jequitibá, o cedro, a peroba, palmito, o jacarandá, o pinheiro brasileiro e o cedro. O clima úmido propicia a formação de um ecossistema rico em musgos, liquens, bromélias e orquídeas.

O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de anfíbios, mamíferos e aves. Dentre as espécies, destacam-se os primatas barbado, sauá, mico e macaco-prego, além da jaguatirica, quatis, tatu e tamanduá-mirim.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Nova Baden
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.