Governo anuncia a criação do Parque Serra da Esperança, em Guarapuava

Agência de Notícias - www.aen.pr.gov.br - 19/03/2010
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, anunciaram nesta sexta-feira (19), em Guarapuava, a criação do Parque Estadual Serra da Esperança. O parque que terá 6 mil hectares está sendo criado com a cooperação da empresa de energia Tractebel, que investiu R$ 5 milhões na aquisição de 1,7 mil hectares que integrarão a unidade de conservação. No evento foi assinado o documento de doação das terras que darão início a implantação do parque. O Parque Estadual da Serra da Esperança está localizado na região do Salto do São Francisco e contribuirá na preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança, onde estão localizados os maiores remanescentes de florestas com araucária da região, bem como as nascentes do rio São Francisco. "A criação do Parque Estadual Serra da Esperança representa uma conquista para a população de Guarapuava.

Fica aqui, a partir de hoje, um grande legado para o Paraná. A Serra da Esperança está sendo criada sem qualquer conflito e com benefícios inestimáveis para a conservação da biodiversidade", declarou o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, um dos idealizadores da criação do Parque. ÁREA DE PROTEÇÃO - A APA da Serra da Esperança compreende um espaço total de 206 mil hectares, onde convivem mais de 6 mil famílias de indígenas, faxinalenses, quilombolas, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais.

Na região também existem unidades produtivas que exploram diferentes ramos da silvicultura e da agropecuária convencionais. "A criação deste parque é um exemplo de que a parceria público-privada pode contribuir para a preservação. Além disso, o mais importante é que o parque estadual está sendo criado sem qualquer conflito com a comunidade que vive na região", destacou Rasca Rodrigues. O agrônomo do IAP, Jairo Macedo, disse que um dos maiores desafios para criação do parque foi garantir a conciliação de interesses e integração de políticas públicas da União, do Estado e dos 10 municípios abrangidos. "Sempre considerando os limites, as potencialidades e as funcionalidades ambientais específicas desta região", mencionou. O plano foi elaborado e discutido com a participação da comunidade local, de organizações não-governamentais (ONGs), como a Mater Natura, e dos membros do Conselho Gestor da APA. A apresentação foi feita aos representantes dos dez municípios que integram a Área de Proteção Ambiental: Irati, Inácio Martins, Marechal Mallet, Rio Azul, Cruz Machado, União da Vitória, Paulo Freitas, Paulo Frontin, Prudentópolis e Guarapuava. O prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Lobato, disse que 51% do território do município está dentro da Serra da Esperança. "Sabemos da importância que temos na preservação ambiental desta área. O meu maior sonho é que um dia uma árvore de pé tenha maior valor do que uma árvore deitada", completou.

Já o diretor da Tractbel energia, José Carlos Minuzzo, afirmou que a missão da empresa é gerar energia para a vida. "Para nós é gratificante poder contribuir com a criação deste parque, pois a nossa empresa gera energia para vida", relatou. O reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Vitor Zanette, agradeceu os investimentos feitos em pesquisa e formação científica e pela criação do Parque Estadual Serra da Esperança. "A área foi escolhida a partir de trabalho de universitários da Unicentro e nunca a nossa faculdade recebeu tantos recursos para pesquisa científica como no governo Requião", finalizou.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=55059&tit=Governo-anuncia-a-criacao-do-Parque-Serra-da-Esperanca-em-Guarapuava&ordem=420000
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Esperança
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.