SDS e IDAM firmam Termo de Cooperação Técnica

SDS/Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br - 23/06/2010
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) firmou Termo de Cooperação Técnica Institucional com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), no dia 11 de junho. A cooperação tem o intuito de disponibilizar crédito orçamentário destinado ao IDAM, no valor de R$ 1.716.480,38, para promover a assistência Técnica, Extensão Rural e Florestal (ATERF) nas Unidades de Conservação estaduais.

Além da assistência técnica, o acordo visa também, a integração das agendas de trabalho das instituições, promovendo à geração de renda, a melhoria da produtividade e a capacitação dos comunitários e agricultores familiares residentes nas Unidades de Conservação definidas no Plano de Trabalho, que são: Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus/Anori, Reserva Extrativista (RESEX) Catuá-Ipixuna/Coari, RDS Uatumã/Itapiranga, Floresta Estadual (FLOREST) de Maués/Maués, RDS Uacari/Carauari, RDS Rio Amapá/Manicoré, RDS Rio Madeira e RDS do Juma/Novo Aripuanã, RDS Cujubim/Jutaí, RESEX do Rio Gregório/ Eirunepé e RDS do Rio Negro/Novo Airão.

Os recursos para a realização das atividades são provenientes da compensação ambiental do gasoduto Coari-Manaus (Petrobras), no valor de R$ 1,7 milhões, que possibilitará apoio as atividades produtivas ligadas à agricultura, extrativismo madeireiro e não madeireiro. No total, serão apoiadas sete cadeias produtivas: Madeira, Castanha da Amazônia, Açaí, Copaíba, Borracha, Andiroba e Jarina, em que mais de mil famílias serão beneficiadas com a assistência técnica diferenciada nas Unidades de Conservação.

De acordo com Domingos Macedo, coordenador do CEUC, o Plano de Trabalho foi elaborado durante dois meses pelo IDAM com acompanhamento do CEUC e está dividido em quatro componentes: capacitação, infraestrutura, acompanhamento e estudo estratégico destas cadeias. "A partir do Plano de Gestão das UCs escolhidas, foi possível a composição do Plano de Trabalho, que atende as demandas das UCs de atuação do IDAM", acrescenta o coordenador.

Segundo Marcelo Cortez, técnico do CEUC, o convênio é um instrumento formal de compromisso da assistência técnica para comunidades tradicionais das UCs. "Trata-se da união de esforços entre o órgão oficial de assistência técnica e o órgão de gestão das Unidades de Conservação do Estado. Demonstra ainda o esforço e o pioneirismo do Estado na implementação destas UCs. Esse trabalho mais uma vez reforça que as UCs são modelos de desenvolvimento econômico e social e que podem cumprir seus objetivos de conservação aliando a técnica milenar do conhecimento tradicional aos conhecimentos técnicos.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/265-sds-e-idam-firmam-termo-de-cooperacao-tecnica.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas