ICMS Ecológico e Fator Qualidade no PESP

Mosaico Mantiqueira - www.mosaicomantiqueira.org.br - 01/06/2010
A Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP), realizada no dia sete de maio teve como foco esclarecer aos conselheiros da unidade o que é Fator Qualidade e ICMS Ecológico, segundo a gestora Solange Lemgruber Boechat. O Fator Qualidade engloba parâmetros estabelecidos na Deliberação Normativa do COPAM n 86, de 17/07/2005, e resulta em um diagnóstico da unidade de conservação.
Solange usou como exemplos: a regularização fundiária, a existência de parcerias, a realização de atividades junto à comunidade e a existência de um plano de manejo como fatores que somam pontos para o Parque.

O ICMS Ecológico está previsto no Anexo IV da Lei n 13.803, de 27/12/2000, e é uma quantia coligada ao Fator Qualidade e que é repassado às prefeituras junto ao montante de ICMS. Por desconhecimento dos gestores de que há um percentual destinado ao meio ambiente, muitas vezes o valor é utilizado em outras áreas, informou Solange.

Na reunião foram apresentados os valores de ICMS Ecológico referentes aos meses de março, abril e maio de cada município pertencente à Serra do Papagaio, com as quantias mensal e total. Solange afirmou que nenhum município recebeu o recurso integralmente, pois ainda há passos a serem dados em relação ao saneamento básico, apesar de o Fator Qualidade estar subindo na região.

Os incêndios florestais e a preservação da fauna silvestre foram outros temas abordados na reunião, que contou com a presença da maior parte dos membros do conselho. Segundo avaliação da gestora, a reunião foi bem produtiva, pois todos os conselheiros estão bem envolvidos e a conseqüência é um maior cuidado com o PESP.


http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/category/noticias/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Papagaio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.