Incêndio na Serra da Canastra é criminoso

OESP, Vida, p. A26 - 02/09/2010
Incêndio na Serra da Canastra é criminoso

Foi criminoso o incêndio que já destruiu uma área equivalente a 25% da capital paulista no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas. A unidade de conservação federal abriga as nascentes dos Rios São Francisco e Paraná.
Laudo de perícia conclui que as queimadas no parque "foram causadas por incendiário". Os peritos relatam uma "trilha feita por pisadas humanas" entre a área de origem de um dos focos dos incêndios e a floresta ao norte do parque.
A lei de crimes ambientais prevê como punição até quatro anos de prisão e multa de R$ 5 mil por hectare queimado.
Esse foi o primeiro laudo de perícia concluído que aponta a origem criminosa de um dos incêndios que alcançaram 21 unidades de conservação no mês de agosto, das quais 13 ainda queimavam até anteontem.

OESP, 02/09/2010, Vida, p. A26

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100902/not_imp603958,0.php
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.