Unidades de Conservação avançam na proteção aos recursos naturais

BV News - www.bvnews.com.br - 15/10/2010
Localizados em uma porção Amazônica conhecida por sua alta diversidade biológica e características peculiares, o Parque Nacional Serra da Mocidade e a Estação Ecológica Niquiá vem conseguindo avançar na gestão participativa e na proteção de seu patrimônio natural.

Vinculadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), essas unidades estão consolidando a criação de seus conselhos consultivos.

Conselho consultivo é um colegiado formado com a participação da sociedade civil e dos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, que tem por função contribuir com a efetiva implantação e o cumprimento dos objetivos de criação de uma unidade de conservação.

A posse dos conselheiros e o início das discussões do regimento interno se darão nesta sexta feira, a partir das 14 horas, no auditório da orla de Caracaraí.

Em seguida, os conselheiros já empossados embarcarão em uma viagem de barco ao longo do baixo rio Branco, para conhecerem de perto a realidade local das UCs que compõem o mosaico de unidades de conservação federais de Caracaraí, e os desafios que deverão ser enfrentados em busca de uma gestão mais eficiente e participativa.

Um grande passo para que mais duas unidades de conservação federais estejam aptas a encontrarem, de maneira participativa, as soluções para atingir os objetivos que ensejaram sua criação e contribuírem com a melhoria da qualidade de vida das populações locais e a busca por atividades mais sustentáveis.

http://www.bvnews.com.br/cotidiano7295.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Niquiá
  • UC Serra da Mocidade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.