Ação busca proteção dos recursos hídricos em Acarape

Governo do Ceará - www.ceara.gov.br - 09/12/2010
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha e da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realiza nesta sexta-feira (10), a partir das 8h30min, no município de Acarape, o recolhimento dos resíduos sólidos que são jogados de forma inadequada no riacho São Benedito e na lagoa das Garças. Além da limpeza, a ação contará com um trabalho de conscientização ambiental feito porta a porta, no bairro São João daquele município, visando alertar para os prejuízos ocasionados ao meio ambiente pela destinação incorreta do lixo. A ação acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Acarape e alunos dos colégios Maria do Carmo Bezerra (Estadual) e José Neves (Municipal) e dá continuidade à programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, iniciado no último dia 27.

O objetivo do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoa é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos como um bem fundamental para a sociedade, tanto por sua função ecológica como pela manutenção de espaços públicos de lazer e contato com a natureza. Neste ano, a Semace já realizou ações referentes à campanha educativa nos municípios de Fortaleza, Beberibe, Russas, Pacatuba, Guaíuba e Maranguape. Diversas atividades já foram desenvolvidas nesse locais, a exemplo da limpeza das margens dos recursos hídricos, palestras, blitze educativas, distribuição de material informativo, entre outras. Para aumentar a abrangência das ações, a a Semace firmou parcerias com as prefeituras municipais envolvidas, Defesa Civil, escolas públicas, universidades, entidades não governamentais, conselho municipais de defesa do meio ambiente e associações.

Saiba mais
O Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas foi criado pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a conferência internacional Eco-92, sendo comemorado anualmente no último fim de semana de novembro. Desde 1993 a Semace promove ações alusivas à data, para divulgar a importância da preservação e conservação dos recursos hídricos em todo o Estado.

http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/2334-acao-busca-protecao-dos-recursos-hidricos-em-acarape
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Aratanha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.